Autorizado a operar 24 horas desde maio, o Aeroporto de Lontras, no Alto Vale do Itajaí, quer dar um próximo passo: conquistar voos comerciais. Para isso, a prefeitura de Rio do Sul, administradora do aeródromo, solicitará ao Estado isenção de ICMS sobre o combustível de companhias que venham a operar linhas regulares. A pista de Lontras agora conta com o balizamento noturno, mesma melhoria em andamento no Aeroporto Quero-Quero, de Blumenau.

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Segundo o gestor do aeroporto, Jaison Fernando de Souza, a aviação executiva vem aproveitando o horário extra para as operações. Aeronaves que antes precisavam pousar em Navegantes após o pôr do sol e pagar taxas altas para permanecer em solo agora podem seguir até o destino final. Até nas noites de domingo estão sendo registrados pousos no Aeroporto Helmuth Baumgarten, em Lontras.

> Por que a maioria dos donos de helicópteros de Blumenau não usa o Quero-Quero.

Com o benefício fiscal à operação, o gestor do aeroporto acredita que haveria mercado no Alto Vale para ativar a aviação comercial em Lontras. Principalmente de companhias regionais, com aeronaves menores.

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Hoje, os aeroportos de Navegantes, Florianópolis e Correia Pinto são as opções para os passageiros de Rio do Sul e região. Na melhor das hipóteses, são duas horas de viagem por terra antes do check-in.

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