As audiências públicas para discutir mudanças pontuais de zoneamento em bairros de Blumenau serão retomadas no dia 6 de julho. Cinco propostas de alteração vão ser analisadas nos bairros Velha, Velha Grande, Água Verde (2) e Passo Manso. Será a primeira reunião do tipo promovida em formato híbrido, presencial e online.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Poderão acomparecer até 20 pessoas inscritas previamente ao salão nobre da prefeitura. As demais poderão acompanhar pela internet — e também manifestar-se. Esta será a primeira audiência sobre zoneamento desde que, em março, o Ministério Público recomendou a suspensão de uma reunião que discutiria 34 processos em apenas três horas, e de maneira remota.
O modelo híbrido foi desenvolvido em conjunto com o Ministério Público e formalizado num Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O objetivo é garantir participação aos cidadãos sem expor as pessoas ao risco de contágio pela Covid-19.
Alterações de zoneamento costumam provocar impacto na paisagem dos bairros. Que só é notado pela comunidade quando já consumado. Na maioria das vezes, a participação popular nas audiências públicas é mínima. A ver se a intervenção do MP no formato das reuniões despertará a atenção de mais interessados.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Blumenau abre debate sobre altura de prédios e criação de ruas para pedestres.
SC banaliza exposição de símbolos nazistas, critica Associação Israelita.
Projeção da Unimed para a Covid-19 em Blumenau acende sinal vermelho nos hospitais.
Campanha do Vale Europeu compara cidades da região a pontos turísticos do mundo.