Pais de alunos e diretores de escolas municipais de Blumenau vão participar de uma ação para prevenir os riscos da intoxicação digital entre crianças e adolescentes. O tema será abordado em meio a episódios de sofrimento psicológico coletivo de estudantes em outros estados brasileiros. Uso excessivo de tecnologia, os impactos da pandemia de Covid-19 na saúde mental e a falta de atenção dos pais a sinais de perigo estão entre as preocupações da Educação.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Nesta terça-feira (19), haverá uma palestra online aberta aos pais. Dois médicos pediatras conversarão sobre Família, Trabalho, Amigos e o Uso Abuso da Tecnologia. O evento é em parceria com a Sociedade Catarinense de Pediatria. Para participar basta acessar o link youtu.be/vi96SVVaLqw. No dia seguinte, quarta (20), haverá uma reunião com diretores de escolas e Centros de Educação Infantil de Blumenau.

Segundo a secretária de Educação, Patrícia Lueders, há muitas dúvidas entre equipe pedagógica e pais, especialmente com a divulgação de episódios em escolas de outros estados. O Fantástico, da TV Globo, exibiu na noite de domingo (17) reportagem sobre um caso de Recife (PE) em que dezenas de estudantes passaram mal ao mesmo tempo, relatando sintomas de ansiedade antes de uma prova. No interior de São Paulo, houve uma sucessão de casos de automutilação.

Segundo Patrícia, especialmente após a pandemia, casos de automutilação e sofrimento psicológico têm chegado com maior frequência aos profissionais da Educação. O objetivo das ações é alertar os pais e profissionais sobre sinais de fragilidade emocional, como silêncio prolongado e isolamento, e quanto aos riscos da falta de controle sobre o tempo de exposição a telas e ao conteúdo acessado na internet por crianças e adolescentes.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Duplicação da BR-470 tem outro viaduto liberado ao trânsito

Blumenau vai ampliar pontes em duas ruas de tráfego intenso

A principal praça pública de Blumenau é uma rua