Estabelecer uma parceria entre prefeitura e Estado para reformular a Rodovia Doutor Pedro Zimmermann, na Itoupava Central, é considerada a questão mais urgente que Blumenau tem a tratar com o governador Jorginho Mello (PL). O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) aguarda a nova gestão assentar-se para tentar agendar audiência na Capital com o eleito.

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A obra está contemplada no empréstimo de 60 milhões de dólares junto ao Fundo do Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). Porém, a expectativa é que o dono da rodovia, o governo do Estado, compense o município de alguma forma. Por enquanto, o que há é uma autorização da Secretaria de Estado da Infraestrutura para intervenções da prefeitura na estrada, que na prática é uma via urbana.

A urgência tem relação com os avanços tímidos no prolongamento da Via Expressa de Blumenau. O primeiro trecho, de 3,2 quilômetros, ainda não foi concluído — o prazo era o fim do ano. Dali em diante, faltam projetos, licenças ambientais e as licitações de ao menos 15 viadutos e passagens de nível. Ninguém sabe quem vai executar a duplicação do viaduto sobre a BR-470, não previsto no projeto. Do jeito que a coisa vai, é obra para 10 anos.

Hildebrandt acredita que, em dois anos, é possível dotar a região Norte de Blumenau de uma via semelhante à Humberto de Campos. Não resolveria o problema do transporte de cargas, mas aliviaria o sofrimento de quem depende da Pedro Zimmermann para locomover-se.

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