A principal praça pública da história de Blumenau trata-se de uma rua. É o que se pode concluir a partir da pesquisa histórica que resultou no livro O Desfile do Tempo: Rua XV de Novembro, lançado na semana passada pela historiadora Ana Maria Moraes e pelo Sindilojas. Embora a obra tenha o objetivo de resgatar a memória comercial da cidade, destaca também hábitos da população que se mantêm até hoje.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Era na Rua XV que os jovens perambulavam rumo ao cinema e as famílias, rumo à igreja. Ali os casais se conheciam e os amigos se reuniam. Costumes que ressurgem com a Rota de Lazer, um século e meio depois de o caminho original ser aberto pelos colonizadores. Aos domingos, é no meio da rua que a cidade pulsa.

Imagens em preto e branco de blumenauenses reunidos à beira da Rua XV para acompanhar desfiles estão distribuídas pelo livro, que divide a história da via em quatro partes, desde a fundação até o início dos anos 2000, quando houve a reurbanização. Tudo é motivo para desfilar. Datas cívicas, o aniversário da cidade e, mais recentemente, a Oktoberfest.

Mas também foi na Rua XV de Novembro que a população protestou contra a divisão do território da cidade, em 1934. A grande greve de trabalhadores de 1989 escolheu a via como palco. Até hoje, não existe passeata em Blumenau que não a inclua no roteiro.

Continua depois da publicidade

Na XV as opiniões reverberam. No passado e no presente, os cafés do Centro reúnem as pessoas interessadas em debater a cidade, falar de política ou só fofocar. Hoje, numa ponta está a Câmara de Vereadores, na outra, a prefeitura.

História do comércio

O Desfile do Tempo é uma obra importante para a historiografia da cidade como um todo, mas passa a ser consulta obrigatória quando alguém quiser saber onde funcionou determinada casa comercial ou instituição. Mapas e listas fazem uma espécie de arqueologia das lojas de Blumenau.

Por fim, demonstra que desenvolvimento econômico, costumes e cultura são indissociáveis na história de um município. A Rua XV é muito mais do que a principal via comercial da cidade. É onde pulsa o coração de Blumenau.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Escritor de Blumenau larga entre os favoritos à Academia Brasileira de Letras

Continua depois da publicidade

Pomerode e Blumenau emplacam festas de Páscoa na programação da Globo

Projetos de ruas cobertas no Centro de Blumenau ganham corpo

Leitura da bíblia na Câmara de Blumenau vai a julgamento no Tribunal de Justiça