Reencontro é provavelmente a palavra que melhor define a Oktoberfest Blumenau. Não apenas na noite histórica desta quarta-feira (5), quando a festa volta a ser promovida após três doloridos anos, mas desde o nascimento.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Embora seja verdadeira a coincidência com as enchentes de 1983-1984, o plano do festival alemão nasceu antes, em um contexto histórico de resgate das tradições dos imigrantes após décadas de opressão nacionalista e humilhações na região. Para dar vida à Oktoberfest, Blumenau teve de reencontrar seu orgulho, misturando a cultura brasileira de origem alemã, algo único do Vale do Itajaí, com um pouco de pastiche da festa-mãe, em Munique.

Depois das enchentes, que adiaram a execução da festa planejada, o reencontro aconteceu de fato. Dali em diante, os desfiles e pavilhões da Oktoberfest tornaram-se lugar de encontros anuais. Entre desconhecidos, mas também conhecidos. Chega a ser engraçado, há pessoas que você só revê na festa. Parece que se escondem em algum lugar o ano todo, mas em outubro estão sempre lá.

Anos 1990

Então veio o crescimento descontrolado dos anos 1990, de exageros e da instalação de uma cultura de violência contra a mulher nos pavilhões — infelizmente, só hoje vemos a questão dessa forma. Mas a Oktoberfest reencontrou-se nos anos 2000. Principalmente a partir de 2005, quando as cervejarias artesanais de Santa Catarina passaram a fazer parte do cardápio e o uso do traje germânico foi estimulado. Mais resgates.

Continua depois da publicidade

Toda essa digressão é para constatar o clima de felicidade que há no ar. Dificuldades extremas ficaram para trás, embora ainda não completamente vencidas. A Oktoberfest voltou para Blumenau reencontrar-se.

Celebremos! Prosit!

Veja o guia completo da Oktoberfest Blumenau

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Oktoberfest Blumenau terá ambiente com assoalho no estilo “salão de baile”

Oktoberfest Blumenau veta cerveja com aroma de maconha a pedido do prefeito

Oktoberfest Blumenau volta após três anos em meio a eleição acirrada

Eleitor de Blumenau ressuscita lideranças e ignora influência de Mário Hildebrandt