Os veículos a serviço da prefeitura de Blumenau recebem, em média, uma multa de trânsito a cada cinco dias. Foram 116 infrações registradas entre janeiro de 2020 e agosto de 2021 na frota dirigida por servidores municipais. Segundo a Secretaria de Administração, o valor das multas é descontado da folha de pagamento e os pontos transferidos à carteira de habilitação do motorista.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Os dados foram encaminhados pelo Executivo à Câmara em resposta a um questionamento do vereador Diego Nasatto (Novo). O documento, disponível no sistema do Legislativo, revela até os nomes dos infratores. Um mesmo servidor recebeu quatro multas durante o período analisado.

Conforme o secretário de Administração, Anderson da Rosa, uma vez que a multa é confirmada, o servidor deve preencher um formulário apresentando-se como o condutor do veículo para que os pontos da infração sejam descontados da CNH dele. Caso o funcionário se negue a fazê-lo, a prefeitura cobra na folha de pagamento também o valor da multa prevista por deixar de indicar o nome do motorista infrator.

A cobrança das multas de trânsito é a única punição prevista, de acordo com Rosa. Não é imposta sanção disciplinar para os servidores municipais que cometem infrações usando o patrimônio público.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Região de Blumenau recebe 14 novos policiais civis, mas perde três delegados

Por que Blumenau tem mais de 50 mil vacinas contra a Covid-19 estocadas

Eleições 2022 projetam páreo duro para candidatos de Blumenau

Blumenau investiga servidor que estava de sobreaviso durante apagão das vacinas