Até que idade é elogio ouvir alguém dizer que você tem potencial? As pessoas reconhecem a estrela desde cedo. Uma supernova, quem sabe. Enquanto jovem, com tempo para administrar, tudo é um mundo de possibilidades. Você sonha com o dia em que o seu suposto potencial vai virar realidade. 

Continua depois da publicidade

Receba as notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O tempo eventualmente passa e o potencial não se manifesta. Os elogios cessaram. Mas o potencial continua ali, cutucando você todos os dias. Lembrando o quanto você poderia ter feito. Fazendo você calcular se ainda dá tempo.

Eu ouvia Jerry Seinfeld falando sobre quem nasce com o dom da criatividade. Ele comparava esse dom a ganhar um cavalo de presente. Você precisa saber usá-lo. Domá-lo. Ou ele vai te derrubar. Para ele, domar este cavalo passa por criar uma rotina para o trabalho criativo – ou ficar esperando a vontade e a inspiração chegar.

Eu imaginei o criativo nato olhando para o seu cavalo pastando no quintal. Potencial ali, parado. Esperando você se mexer e vencer a resistência. Ou Resistência, em maiúscula, como percebeu Steven Pressfield em “A Guerra da Arte”. Ou de forma bem semelhante à Napoleon Hill, em “Mais Espero que o Diabo”: o Diabo (em maiúscula?) não vai te prejudicar da forma monstruosa que reza a lenda. Ele vai fazer você desperdiçar o seu tempo até você lamentar e não ter mais volta. Esse seria o inferno propriamente dito.

Continua depois da publicidade

Mas voltemos ao potencial. O potencial me parece dar origem aos sonhos. Posso provar: qual sonho, se acontecesse, mudaria completamente a sua vida? Volte aqui após anotá-lo num papel.

A captura de insights

Provavelmente esse sonho não exige dinheiro para ser realizado (a não ser que você viva em condições muito desfavoráveis. Mas quem vive assim não tem tempo ou cabeça para ler, então creio que não seja o seu caso). O seu sonho provavelmente depende de um único ponto: dedicar tempo para desenvolver o seu potencial.

Lembro de alguma aula no passado em que o professor explicava o conceito de “potencial” com o exemplo de uma barragem. Toda aquela água acumulada é energia em potencial. Eu lembro de imaginar essa barragem explodindo. Implodindo.

A estrela cadente morre cheia de potencial. O Diabo sorri, e ele nem teve culpa.

O que fazer na crise