Nesta fase de planejamento das ações do Programa Santa Catarina Inovadora, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, está conversando com empresas de tecnologia em busca de parcerias. Esteve na sede catarinense da multinacional italiana Zucchetti, onde recebeu sinal favorável de apoio. O diretor de Marketing e Custumer Experience, Thiago Marques, informou ao secretário que a Zucchetti tem interesse em apoiar ações que fomentem a tecnologia e a inovação em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A Zucchetti é a maior empresa de tecnologia da Itália e uma das maiores da Europa, que fornece softwares de gestão para mais de 800 mil empresas no mundo. Nos últimos anos, estabeleceu base sólida em Santa Catarina com investimento de R$ 240 milhões na aquisição de três empresas de software para varejo de Concórdia, interior de Santa Catarina: a Compufour, a Gdoor e a SmallSoft.
A especialidade da empresa italiana no Brasil é software para pequenas empresas, em especial o comércio. Conta, no Brasil, com mais de 100 mil clientes e cerca de 400 colaboradores diretos.
– Existe aqui um ambiente muito favorável para o desenvolvimento de tecnologia, tanto que já somos um polo que se destaca no Brasil. Entendemos que a Zucchetti, como uma grande empresa do setor, pode colaborar em pontos importantes, como na educação na área de TI, fomento na geração de oportunidades e no aumento da competitividade do mercado da região. A intenção dessa reunião inicial foi, justamente, colocarmos essa disposição para a secretaria, reforçando o compromisso que temos com o apoio ao ecossistema local – explicou Thiago Marques.
Continua depois da publicidade
Marcelo Fett falou sobre a importância de oferecer programas de qualificação profissional próximos do mercado, com atenção às demandas especificas das empresas. Um dos pilares do SC Inovadora será a formação de pessoas para o mercado de tecnologia da informação.
Diante da oferta limitada de profissionais na área, em especial desenvolvedores, a Zucchetti é uma das duas empresas participantes do programa DEVinHouse, uma parceria da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) com o Senai-SC. A outra empresa é a Catarinense Pharma, de Joinville. O programa formará 100 desenvolvedores este ano.
Leia também
Retenção de IR de empresas vai ampliar em R$ 130 milhões a receita estadual
Dos desafios da pandemia aos do plano diretor: gestão de Rossoni à frente da Acif
Grupo CRH, dono da Tigre, lança projeto para “Campo Alegre ser nova Gramado”
“Nossa gestão terá foco no associado”, diz Célio Bernardi, novo presidente da Acif