A Votorantim Energia, que faz a gestão de 28 usinas hidrelétricas e 21 parques eólicos somando 2,6 GW de potência instalada, se tornou sócia da Way2, empresa de tecnologia de Santa Catarina, especializada em telemedição e gerenciamento de energia. Pelo acordo, os sócios fundadores da Way2 e a Votorantim terão 50% do capital da empresa, respectivamente. O valor do negócio não foi revelado e o objetivo é acelerar a participação da Way2 no mercado de digitalização do setor.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A administração seguirá com os fundadores, tendo à frente o CEO Ricardo Grassmann. Foi acertado também que a Votorantim Energia participará do conselho de administração da Way2, indicando prioridades para expansão de atividades.
– Esse investimento é um reconhecimento do mercado sobre a capacidade técnica e de inovação que a Way2 vem trazendo ao setor elétrico e que continua em franco crescimento – afirmou Grassmann.
O diretor de Clientes e Comercialização da Votorantim Energia, Raul Cadena, disse que tecnologia para o setor é prioridade e elogiou a governança e gestão de excelência da da Way2.
Continua depois da publicidade
– O setor elétrico vem evoluindo de forma acelerada, onde tecnologia e medição de energia estão no centro dessa transformação. A Way2 tem sido uma referência em novas tecnologias essenciais à modernização e digitalização do setor elétrico – disse Cadena.
Essa não foi a primeira tentativa dos sócios fundadores da Way2 para ampliar os investimentos da empresa com maior oferta de capital. Em março de 2021, a Way2 e a 2W Energia firmaram um memorando de entendimento vinculante – espécie de contrato preliminar – em que a 2W manifestava o interesse em adquirir as ações do capital social da Way2. Posteriormente, as partes decidiram, em comum acordo, não avançar na operação. As empresas entenderam que a melhor relação entre elas seria de fornecimento e parceria. A 2W passou a ser cliente da Way2 e a relação nestes moldes segue em franca expansão.
A entrada da Votorantim é um reconhecimento à qualidade das tecnologias desenvolvidas em Santa Catarina para o setor de energia, que são implantadas com destaque também no exterior. Com mais de 1.500 clientes, principalmente de grandes e médios grupos empresariais, a Way2 informa que atende em telemedição e gestão de energia 70% da capacidade instalada brasileira. Ela atua com dois produtos: a PowerHub, plataforma de aquisição, gerenciamento e inteligência de dados de energia; e a Line, que faz gestão de créditos de energia voltada para a geração distribuída.
Leia também
Pandemia causa aumento histórico da desigualdade de renda, apura estudo da UFSC
Reinvenção da indústria é tema de evento da Fiesc terça e quarta-feira
Créditos de carbono podem ser um produto da indústria se a COP regular mercado