Uma das três provas do campeonato de tecnologia ABII Challenge, disputado em Joinville neste sábado (16), foi entre robôs móveis autônomos (AMRs). Programados por estudantes, eles cumpriram prova em arena que incluiu descolamentos passando em portais, até a linha de chegada. A equipe vencedora foi o UTM Team, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O time da instituição catarinense teve parceria das empresas Macnica DHW e Térmica Solutions. Com esse resultado, o grupo conquistou o segundo lugar geral da disputa ABII Challenge, que aconteceu este ano pela primeira vez. As outras provas foram de drones e inteligência artificial.
Conhecidos pela sigla inglesa AMRs (Autonomous Mobile Robot), os robôs móveis autônomos existem há décadas, mas recebem maior atenção agora com a aceleração da indústria 4.0, ou internet das coisas.
Eles se deslocam com base em algoritmos de sistemas de computação avançados. Eles mapeiam os locais em que se deslocam, se localizam e realizam tarefas para as quais são programados.
Continua depois da publicidade
Entre as funções que os robôs podem desempenhar estão deslocar cargas, levar pessoas, manipular produtos ou objetos, inspecionar ambientes, auxiliar na produção de empresas.
Veja o vídeo
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC
Leia também:
Veja quem venceu e o ranking da disputa de tecnologia ABII Challenge
Saiba em que setores robôs mais abrem e fecham postos de trabalho
Setor de tecnologia precisa de mais engenheiros, técnicos e profissionais fluentes em inglês
Vendedor de picolé de SC vira o “Rei do Ovo” e constrói um império no Brasil
Santa Catarina inicia parceria econômica com a província irmã Shanxi, da China