A vice-presidente global montadora chinesa BYD, líder mundial em carros elétricos, Stella Li, participou nesta terça-feira (12) de evento em Florianópolis com o Grupo DVA, quando anunciou seis novas concessionárias da marca no Estado para 2024. Ela informou que a empresa prevê iniciar produção de automóveis no Brasil em 2024 ou 2025 na fábrica de Camaçari, na Bahia.  

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Também CEO da BYD para as Américas, Stella Li está no Brasil visitando alguns estados junto com parceiros locais. Em Santa Catarina, foi recebida pelo empresário Paulo Toniolo Júnior, diretor da DVA, concessionária da marca no Estado.

Ela veio acompanhada do CEO da empresa no Brasil, Tyler Li, e do presidente do conselho da empresa no país, Alexandre Baldy. A vice-presidente iniciou a entrevista falando da tecnologia desenvolvida pela empresa e da série de vantagens dos carros elétricos para a preservação ambiental. Também destacou a liderança de vendas da empresa na cidade onde tem a sede, em Shenzhen.

– Nós somos líderes porque somos os melhores, temos os produtos mais robustos com a garantia mais longa, a durabilidade mais longa. Então, quando as pessoas fazem o test drive optam pela BYD. O coração do carro elétrico é a bateria. E a BYD, por ser líder global em bateria, tem uma expertise maior que qualquer um para produzir veículos elétricos – destacou Stella Li.

Em Santa Catarina, a marca tem duas lojas em operação, nas cidades de São José e Itajaí. O plano são mais seis lojas baseadas em Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó e Grande Florianópolis. A executiva disse que gostaria de ver uma unidade da BYD em cada esquina para que um maior número de pessoas possa conhecer os veículos e comprá-los.

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Os números mostram aceitação crescente da marca no Estado. Conforme Toniolo, foram vendidas 300 unidades em novembro. Atualmente, a BYD conta com cinco modelos no Brasil entre compactos, sedan e SUVs.

A lista inclui os veículos Seal, Dolphin, Song, Yuan, Tan e Han. Em 2024 virão mais quatro: um carro de entrada (de preço acessível), uma pick-up híbrida plug-in, um sedan híbrido plug-in e um SUV. Atualmente, os preços vão de R$ 149.800 (Dolphin) a R$ 539.990 (Han).

Seguindo modelo de concessionárias, as  unidades em SC são investimentos do Grupo DVA, que atua com venda de veículos há 51 anos, comercializa diversas marcas e vai fechar este ano com faturamento próximo de R$ 2 bilhões.  

Produção no Brasil

Após a aquisição da fábrica que era da Ford, na Bahia, a empresa informou que pode iniciar a produção até 2025. Isso significa que, se der, poderá começar antes. O projeto é de R$ 3 bilhões com estimativa de criar 5 mil empregos.  

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Questionada se a empresa poderia antecipar a produção da fábrica no Brasil em função da volta da tributação aos carros elétricos importados, Stella Li pediu para o presidente do conselho, Alexandre Baldy, responder. Ele disse que a empresa se interessou em ter unidade no Brasil após a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.   

– Antes de qualquer discussão de aspectos tributários, essa decisão foi tomada pela BYD, que optou pela aquisição de uma planta industrial no estado da Bahia, em Camaçari para que pudesse fazer a fabricação local de alguns modelos – disse ele, ao destacar que a reforma tributária é vista como ponto positivo pela empresa.  

Sobre eventual interesse da BYD em instalar  fábrica de caminhões elétricos em Santa Catarina, se convidada, Alexandre Baldy falou que a empresa tem planos de investir mais no Brasil. Além da montadora na Bahia, tem fábrica de painéis solares em Goiás, de ônibus elétricos em São Paulo e também investirá em caminhões elétricos. Então, não só Santa Catarina, mas outros estados também podem ser contemplados com investimentos porque o plano da BYD é ser uma das maiores greentechs do país, observou ele.

Quem é a BYD

O grupo BYD tem cerca de 700 mil colaboradores, dos quais 90 mil são engenheiros e, desses, 70 mil atuam na montadora. Segundo a vice-presidente, a empresa é de tecnologia, desenvolve muitas pesquisas e registra uma média de 15 patentes por dia. Para 2024, a receita estimada do grupo é de US$ 112 bilhões e cerca de 60% disso será da divisão de veículos.

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O significado da sigla BYD gera surpresa e curiosidade. São as iniciais da frase inglesa “Build Your Dreams”, na tradução, “Construa seus Sonhos”. Dentro desse propósito, a empresa acredita que com a oferta de soluções que usam energia limpa, vai colaborar para a redução de emissões atmosféricas e, assim, reduzir a temperatura da terra em um grau centígrado.

– Nossos engenheiros trabalham todos os dias com a missão de trazer a tecnologia mais inovadora high-tech para mudar as vidas das pessoas e fazer um futuro melhor. Nosso sonho é gerar energia através do sol, armazenar essa energia nos bancos de baterias em que nós somos líderes globais e usar essa energia armazenada em nossos carros elétricos – afirmou Stella Li. Apesar de a empresa ter 70 mil engenheiros, a executiva não integra esse grupo. É graduada em estatística. Quando fala da empresa, ela faz questão de evidenciar praticidades dos carros elétricos. Disse que o ambiente interno é silencioso, pode ser o escritório, o espaço para cantar karaokê ou abrigar uma criança dormindo. E no campo, pode iluminar uma casa e aquecer o fogão para preparar as refeições. Um carro com múltiplas utilidades.