A pandemia causou impacto negativo maior do que o esperado no desempenho do comércio no período que antecedeu o Natal em Santa Catarina. Uma sondagem da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-SC) apurou recuo de 13,6% nas vendas a crediário nas semanas que antecederam a data frente ao mesmo período de 2019.

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O recuo foi maior que a média nacional, que teve retração de 2% no varejo de rua e de 12% nos shopping centers, segundo pesquisa feita pela Cielo e divulgada em parceria com a Associação Basileira de Shopping Centers (Abrasce).

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Na avaliação do presidente da FCDL, Ivan Tauffer, essa retração ocorreu em SC porque o consumidor quis se preservar frente à segunda onda da Covid-19 e evitou sair de casa. Ele também atribui o recuo à falta de alguns produtos no mercado, uma escassez que vem ocorrendo desde meados do ano.

Um dos resultados positivos foi o crescimento das vendas por e-commerce. A entidade considera que SC acompanhou a média nacional no período natalino, que cresceu 44,6% frente ao mesmo período do ano anterior, segundo levantamento da EbitNielsen. Entre os setores que já estavam com vendas em alta e mantiveram desempenho destacado no período estão os de materiais de construção, eletrodomésticos, móveis e produtos de supermercados. Ficaram aquém do esperado as vendas de vestuário e calçados. 

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Apesar desse resultado aquém do esperado segundo a pesquisa da FCDL, o varejo catarinense é um dos setores que já superou as perdas impostas pela pandemia no ano. No período de janeiro a outubro, teve crescimento acumulado de 5,5%, um dos melhores do Brasil, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE.

O presidente da federação, Ivan Tauffer, informa que a entidade aguarda a vacinação contra a Covid-19 para a economia retomar o ritmo normal pré-pandemia.