O resultado das vendas para o Natal deste ano em Santa Catarina confirmou as boas expectativas e superou a alta do ano anterior. O levantamento feito pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC) junto a empresários do setor nas 20 maiores cidades do Estado apontou que as vendas para o dia de Natal subiram 4,9% em volume frente ao mesmo período de 2018. No ano passado, essa mesma pesquisa apurou alta de 3,55% frente ao ano anterior.
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O gasto médio por compra ficou em R$ 174,25. O presidente da federação, Ivan Tauffer, avalia que o resultado confirma a força do comércio catarinense como um dos mais relevantes do Brasil.
– Outros fatores também foram determinantes para este crescimento, como a liberação dos saques das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o recebimento do 13º – afirmou o líder lojista.
Do total de vendas realizadas, 44% foram pagas com cartão de crédito. Isso significa que muita gente levou o dinheiro do 13º para pagar os produtos adquiridos. A pesquisa apurou também que vestuário, calçados, cosméticos, brinquedos e acessórios foram os itens mais comprados.
Nesse levantamento, a FCDL/SC aproveitou para perguntar aos lojistas as expectativas para o ano que vem e 86% disseram esperar melhoras na economia. Para Ivan Tauffer, essa expansão das vendas de Natal é um grande alento para que o empresário do setor siga otimista para o próximo ano.
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Vale ponderar que as vendas de final de ano, que até poucos anos atrás eram concentradas no Natal, agora têm a Black Friday, que acaba dividindo um pouco os recursos escassos do consumidor brasileiro. Neste ano, essa nova data de vendas foi no dia 29 de novembro, muito próxima do Natal.