Confirmando as expectativas melhores do comércio e da economia em geral, as vendas de Natal cresceram 3,55% em Santa Catarina, o melhor resultado desde 2011, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-SC) informados hoje pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-SC). O ticket médio ficou em R$ 191,36 e os cartões lideraram os meios de pagamento, com 51,1% do total. O levantamento inclui os 15 dias que antecederam a data. 

Este foi o segundo Natal com crescimento de vendas depois da recessão em Santa Catarina. Os resultados tiveram grandes variações nos últimos 10 anos: 2,9% em 2017; -3,14% em 2016; -3,36% em 2015; 1,4% em 2014; -2,1% em 2013; 1,7% em 2012; 4,68% em 2011; 10,2% em 2010; e 12% em 2009. O desempenho catarinense superou o do Brasil, que subiu 2,66% nas três semanas que antecederam o Natal e foi o melhor desde 2014. 

Comércio amplia horário em cidades de SC para facilitar compras de Natal

Segundo o presidente da FCDL, Ivan Tauffer, os lojistas catarinenses esperavam um percentual um pouco maior, mas o resultado foi bom. Uma pesquisa feita pela FCDL junto a empresários do setor das 20 maiores cidades do Estado antes do Natal apurou que 48,28% esperavam crescimento de até 5% nas vendas frente ao mesmo período do ano anterior e 28,28% projetavam crescimento de 10%. 
– O otimismo era maior do que aconteceu. O consumo cresceu aos poucos este ano, mas foi consistente. No Dia dos Namorados o varejo do Estado alcançou 2,8% positivo, no Dia das Crianças,  3,49% e agora, no Natal, eu 3,55% – destaca o presidente da federação.  

Segundo ele, essa mesma evolução aconteceu no ticket médio. No Natal passado ficou em R$ 187,83 e agora chegou a R$ 191,36, embora abaixo da projeção dos lojistas que estimaram R$ 235. Os produtos mais procurados para presentes foram confecções, calçados e cosméticos, com atenção ao uso no dia a dia. Para Ivan Tauffer, esse crescimento gradativo mostra que a economia está engrenando aos poucos e, para o ano que vem, o varejo espera um resultado melhor do que em 2018. 

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Outros levantamentos nacionais também apuraram alta nas vendas. A Associação Brasileira de Shopping Centers (Alshop) registrou alta de 5,5% nas vendas do segmento e o levantamento da Ebit/Nielsen sobre comércio eletrônico apontou que as vendas via e-commerce tiveram alta de 13,5% e chegaram R$ 9,9 bilhões. 

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