O grande planejamento estratégico que o governo estadual está elaborando é um programa para modernização da infraestrutura de Santa Catarina para as próximas décadas. Todas as regiões serão contempladas, mas um dos projetos já em elaboração é uma nova rodovia com pistas triplas ou duplas na região do litoral, que poderá ser a primeira “autobahn” catarinense, numa alusão a estradas alemãs de alta qualidade em que é possível dirigir com velocidade maior.

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– Vários secretários estão trabalhando nesse assunto e o governador Jorginho Mello quer liderar essa agenda porque entende que é fundamental para Santa Catarina – disse para a coluna o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, nesta quinta-feira, após o evento de assinatura de contratos de incentivos.  

Conforme o secretário, as frentes de estudos envolvem infraestrutura e energia. Para as estradas catarinenses, segue a promessa do governador de não privatizar. A exceção é para o megaprojeto de uma estrada nova próxima ao litoral do Estado, que poderá ser lançada por meio de concessão ou parceria público-privada, com pedágio.

– É um investimento muito grande. O Estado não tem dinheiro para fazer e o governo federal também não tem. Então, a lógica de fazer uma PPP, uma concessão para esse assunto é importantíssima. Eu diria que é a única forma de viabilizar. Aí, naturalmente, terá que ter uma forma de remunerar quem ganhar esse processo – explicou Cleverson Siewert.

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O secretário da Fazenda Cleverson Siewert e o governador Jorginho Mello assinam projeto de incentivo fiscal para empresas, nesta quinta-feira, na Casa D’Agronômica (Foto: Ricardo Trida, Secom)

Segundo ele, a obra até pode ter algum tipo de investimento público, mas será um projeto voltado à iniciativa privada. Questionado sobre o número de pistas da nova estrada, o secretário disse que estão sendo estudadas duas alternativas, duplicada ou triplicada.

Se for triplicada, pode ser em modelo semelhante ao das “autobahns” da Alemanha, estradas que oferecem a opção de dirigir sem controle de velocidade – até 400 por hora – mas que, na média, a velocidade é 130 quilômetros por hora. Essas alternativas de via sem limite de velocidade existem também em Montana, nos EUA, e na Índia.

A demanda por mais uma rodovia existe na região do litoral de SC porque ele concentra o maior número de habitantes e tem forte tráfego nacional também. Prova disso é que a BR-101 duplicada já está saturada no trecho Norte do Estado.

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