Campeonato inédito de tecnologia na América Latina, o ABII Challenge, realizado no Ágora Tech Park, em Joinville, neste sábado (16), envolvendo drones, robôs e inteligência artificial (IA) teve participação de cinco universidades e 13 empresas.  O vencedor foi o Time Minerva, de estudantes da Universidade de São Paulo (USP) com apoio das empresas Embraer, Dexco, Marelo e Omron.

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O segundo lugar foi conquistado pela equipe UTM Team da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apoiado pelas empresas Macnica DHW e Térmica Solutions. Em terceiro lugar fico o Time Donatello, da UniSenai SC, com as empresas I3C e Festo.

Na quarta colocação ficou o time PUCPR de Robótica Móvel, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná com as empresas Selettra Automação e Robótica e Peperl+Fuchs. Na quinta colocação ficou o Time Synth, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com as empresas Pollux Part of Accenture, TOTVS e SMC.

A iniciativa desse evento de tecnologia é da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII). De acordo com o presidente da entidade, José Rizo Hahn Filho, o objetivo é mostrar que o Brasil conta com profissionais capazes, empresas de ponta e universidades com pesquisadores, professores e estudantes mobilizados pela tecnologia.

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Provas com drones, robôs e IA

Cada equipe de estudantes teve que programar sua participação nas três provas. Mas, antes, elas receberam informações de profissionais das empresas e também os equipamentos para participar da disputa.

A primeira prova foi com drones. Cada equipe tinha que programar esses equipamentos para cumprir uma missão de voo. Todas tinham o mesmo modelo de drone, adquirido pela ABII e doado para as universidades fazerem os projetos.

Essa foi a prova mais difícil. Nenhum dos times completou o circuito, que incluía aterrissar um robô em movimento no menor tempo possível. A equipe que foi mais longe, que conseguiu realizar pelo menos a metade da prova, foi a da UFSC.

A prova tinha duas etapas. Na primeira, os drones tinham que encontrar os marcadores espalhados pela arena que tinham sido definidos pelos organizadores. E a segunda etapa, após a identificação dos marcadores, previa o pouso do robô em movimento.

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O grupo da UFSC finalizou a primeira etapa e fez um pouco da segunda. A equipe da instituição foi integrada por alunos do campus de Joinville, prinicpalmente pelos integrantes do grupo de Robótica Botcem.

A segunda disputa do ABII Challenge foi com robôs móveis autônomos (AMRs). Para isso, os times tinham que programar os robôs, que foram emprestados pelas empresas Pollux, Omron e Selettra.

Disputa de robôs foi a mais fácil para o público entender (Foto: André Kopsch)

A disputa era na mesma arena e envolvia o deslocamento de robôs passando em portais e indo até um circuito final. A prova era fazer o percurso no menor tempo possível.  

Essa foi a prova mais fácil de o público entender, contou com narração e foi acompanhada por diversas famílias com crianças. O vencedor foi o UTM Team, da UFSC.

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A terceira disputa, decisiva para vencer o ABII Challenge, foi com o uso de inteligência artificial. Os estudantes tinham que montar uma inteligência artificial para jogar o War, jogo de tabuleiro lançado em 1972, que requer muita estratégia.

As decisões eram tomadas pela IA e os jogadores não sabiam os desafios das equipes concorrentes. Nessa disputa, o time vencedor foi o da USP, por isso ficou em primeiro lugar no ABII Challenge 2023.

Prova de Inteligência Artificial foi sobre jogo dos anos de 1970 (Foto: André Kopsch)

ABII prevê evento maior em 2024

O plano da ABII é transformar o ABII Challenge maior a cada ano, envolvendo mais universidades e empresas para difundir e gerar mais conhecimento, atrair mais jovens para o setor de tecnologia e incentivar a inovação nessas áreas.

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O presidente da ABII, José Rizzo Hahn Filho, disse que uma inspiração para o Challenge é o Festival de Dança de Joinville, que começou tímido e foi crescendo, até se tornar o maior do mundo com disputas de estudantes de dança.

A meta é realizar um evento maior a cada ano, para que se torne referência nacional e internacional. O Brasil já conta com universidades, empresas e centros de pesquisas avançados nessas áreas de robótica e inteligência artificial.

Empresas nacionais exportam essas tecnologias para diversos mercados mundiais em diferentes formas. Entre as quais estão instalações de fabricas autônomas (as indústrias 4.0) ou tecnologias embarcadas em aviões.

Ranking do ABII Challenge 2023

1º: Time Minerva: USP, Embraer, Dexco, Marelo e Omron

2º: UTM Team: UFSC, Macnica DHW, e Térmica Solutions

3º: Time Donatello: UniSenai, I3C e Festo

4º: Time PUCPR de Robótica Móvel: PUCPR, Selettra Automação e Robótica e Pepperl+Fuchs

5º: Time Synth: Udesc, Pollux Part of Accenture, TOTVS e SMC

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