Um estado com milhares de animais, muito mais do que gente. Assim é Santa Catarina na pecuária, destaque mundial em produção de proteína animal. A Pesquisa Pecuária Municipal 2022, feita pelo IBGE, apurou que SC tem o maior rebanho de suínos do Brasil, com 9,8 milhões de cabeças; o quarto maior rebanho de aves (galináceos) com 132,6 milhões de cabeças; o 14º maior rebanho de bovinos do país, com 4,5 milhões de cabeças.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
No caso de suínos, em que SC manteve a liderança frente a 2021, o rebanho do Estado cresceu 16,7% no último ano, o que significou um acréscimo de 1,4 milhão de cabeças. O total catarinense representa 22,1% do efetivo nacional.
Esse número da suinocultura é alto porque o Estado é o maior exportador dessa proteína, por ser livre de aftosa sem vacinação. Primeiro a conquistar essa sanidade, exporta para mercados que só compram com esse status sanitário, como o Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos e Canadá.
No caso da avicultura, que o IBGE denomina como galináceos (para galinhas para produção de ovos e frangos de corte), SC manteve a quarta posição, com crescimento de 0,9% frente a 2021, o que representou 1,2 milhão de cabeças a mais. Com isso, respondeu por 8,4% da produção nacional.
Continua depois da publicidade
O IBGE apurou que na bovinocultura SC teve retração de 1,3% da produção em 2022, frente a 2021. Isso equivaleu a 60,3 mil cabeças a menos e uma posição abaixo da registrada no ano anterior, quando ficou em 13º lugar. O setor agropecuário vem fazendo um esforço para elevar a produção, mas a variação é pequena porque SC não tem grandes extensões de terras e o consumo é elevado.
SC também se destaca em outras produções pecuárias. No caso de codornas, no ano passado manteve o 4º efetivo nacional com 1,5 milhão de cabeças. De ovinos tosquiados (com lã cortada), o Estado registrou 68,1 milhão de cabeças, o terceiro maior rebanho do país, mas teve redução de 2,9% no número de animais.
Municípios com maiores rebanhos
Concórdia, berço da Sadia, marca da BRF, lidera a produção de suínos e aves em SC. Fechou 2022 com rebanho suíno de 487,1 mil cabeças, seguida por Videira (315 mil) e Seara (310,8 mil).
Na produção de aves (galináceos), Concórdia registrou 4,0 milhões de cabeças e ultrapassou Videira (3,2 milhões). Em terceiro lugar ficou o município de Ouro (3,1 milhões).
Continua depois da publicidade
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC
Leia também:
Presidente da Fiesc vai liderar missão aos EUA e acompanhar Jorginho aos Emirados Árabes
Santa Catarina participa em feira de negócios no Paraguai
Federações de SC alertam que decisão sobre marco temporal eleva insegurança jurídica
Fiesc sugere inclusão de obras ao programa estadual Estrada Boa
Projeto social do Padre Vilson chega ao cinema com o filme “Pão e Beleza”