Levantamento feito pelo Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias de Santa Catarina, junto a dados oficiais recentes, apurou que a indústria do Estado é líder nacional em sete setores. SC está no topo da indústria de confecção do vestuário; embarcações; eletrodomésticos; geradores, transformadores e motores elétricos; atividades de acabamentos em fios, tecidos e têxteis; fabricação de tecidos de malha; e desdobramento de madeira.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O observatório analisou dados do Valor Bruto da Produção industrial (VBPI) e da Pesquisa Industrial Anual (PIA), do IBGE-2021. A Fiesc destaca também que a indústria de transformação do Estado avançou na capacidade produtiva do país. Passou da 6ª para a 5ª posição, com participação de 6,6% do total, superando o Rio de Janeiro.
Um dos destaques é a indústria de confecções, que cresceu 4,6 pontos percentuais na participação nacional de 2020 a 2021, quando saltou de 26% para 31%. Segundo o Observatório, essa expansão ocorreu principalmente com a venda de confecções para outros estados do país em 2021, que foi impulsionado pelo consumo durante a pandemia.
O estado assumiu a primeira colocação do país na fabricação de geradores, transformadores e motores elétricos, impulsionado tanto pelo aumento das exportações para a América do Norte e Europa, bem como de eletrodomésticos, devido ao fornecimento para o mercado doméstico.
Continua depois da publicidade
SC consolidou o primeiro lugar na fabricação de geradores, transformadores e motores elétricos. O crescimento ocorreu pelo aumento das exportações para a América do Norte e Europa, além do avanço no mercado nacional.
Ainda segundo o observatório, o setor industrial de SC manteve liderança em acabamentos em fios, tecidos e têxteis e na produção de tecidos de malha. Nesses dois casos, respondeu em 2021 por 55% da produção nacional.
Outro destaque é no setor de madeira. SC é líder em desdobramento de madeira, processo feito principalmente para exportações aos Estados Unidos, respondendo por 28% da produção nacional.
– A indústria de Santa Catarina é destaque nacional e constitui vetor de desenvolvimento do estado. A diversificação de produtos e a adoção de estratégias competitivas no mercado reforçam sua posição como um importante polo industrial do país. Em 2021, o estado manteve sua produção industrial 6% acima do patamar pré-pandemia, enquanto a média nacional ficou 1% abaixo – destaca Gilberto Seleme, presidente em exercício da Fiesc.
Continua depois da publicidade
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC
Leia também:
Fiesc e UFSC discutem neoindustrialização em SC segunda-feira
Chinesa GWM ganha primeira concessionária de carros eletrificados em SC
Cidades de SC lideram alta nos preços de preços de imóveis para venda em 12 meses
Floripa Conecta gera receita superior a R$ 100 milhões e inicia projeção internacional
Empresa Fever é lançada para acelerar logística sustentável
Folha salarial do governo de SC deve crescer R$ 1,1 bilhão em 2023