A Unisul campus Pedra Branca, em Palhoça, reconhecida por ter um dos melhores cursos de medicina de Santa Catarina, inaugura na manhã desta terça-feira o Centro Integrado de Saúde (CIS) para atendimento em diversas especialidades. São 76 consultórios, com cinco salas para pequenas cirurgias em espaço de 3,2 mil metros quadrados e capacidade para cerca de 15 mil atendimentos por mês.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Esse modelo de atendimento é novo. Por isso, isso o Ecossistema Ânima, um dos maiores grupos de educação do Brasil que é controlador da instituição catarinense, planeja instalar unidades semelhantes em outras cidades do país. O valor do investimento não foi revelado porque a Ânima está listada na bolsa brasileira B3.
O diretor-geral da Unisul, Rodrigo Alves, explica que o CIS é um espaço que oferece várias áreas do conhecimento num só lugar, onde o aluno aprende ao atender pacientes e a comunidade tem o retorno ao receber esses serviços gratuitos de qualidade.
– O CIS praticamente dobra a capacidade que o curso de medicina já possuía no atendimento à população. Hoje,
Continua depois da publicidade
temos mais de 30 especialidades médicas nesse novo centro integrado de saúde. A gente tem perspectiva de atendimento, só na área médica, de quase 10 mil pacientes por mês – estima o professor e coordenador do curso de medicina da Unisul, o médico Rodrigo Nunes.
Com 58 anos de atuação, a universidade tem cursos de medicina em Palhoça e Tubarão, onde já oferece serviços para as comunidades. Esse empreendimento na Pedra Branca foi realizado para unificar e ampliar os serviços prestados.
O coordenador do curso explica que todos os pacientes são regulados, ou seja, são pessoas que estão na fila de atendimento do SUS do município de Palhoça, onde está baseada a instituição. A Unisul ajuda a zerar as filas de atendimento no município e poderá atender outras cidades da região caso não tenha fila em Palhoça.
Os estudantes, com a supervisão dos professores, fazem consultas e procedimentos de baixa complexidade. Caso o paciente necessite de média e alta complexidade médica, a instituição tem parceria com os hospitais da região, entre os quais o Hospital Regional de São José, Hospital Infantil Joana de Gusmão, Hospital São Francisco de Santo Amaro da Imperatriz, SOS Cárdio, Baía Sul, Hospital e Maternidade Ilha, Instituto de Cardiologia, Hospital de Caridade e unidades de pronto atendimento de Palhoça.
Continua depois da publicidade
Conforme o diretor Rodrigo Alves, o grupo Ânima tem planos para ter seis centros de pesquisa clínica no Brasil junto às instituições de ensino. Esse é o primeiro finalizado.
– Para uma medicação, para um protocolo ser lançado no mercado existem fases de desenvolvimento. A fase anterior ao lançamento é o que se trabalha num centro de pesquisa clínica. Isso envolve inovações tecnológicas de medicações. Isso vai acontecer aqui em Palhoça – explica Rodrigo Alves.
O coordenador do curso, professor Rodrigo Nunes, destaca que além do conhecimento científico, a Unisul faz questão de ensinar os estudantes trabalhar com humanismo, para cuidar bem das pessoas. Para isso, eles atendem pessoas de comunidades em situação de vulnerabilidade social, moradores de rua e também fazem missões para atender em outros estados, como na Amazônia. Entre os projetos diferenciados da instituição, está um voltado ao atendimento integral de 500 pacientes com espectro altista.
A inauguração do CIS será nesta terça-feira (21), das 8h30min às 11h, com as participações do reitor da Unisul, Mauri Heerdt, o diretor Rodrigo Alves e o coordenador Rodrigo Nunes. O atendimento do CIS, sempre com agendamento prévio, será das 7h às 22h.
Continua depois da publicidade
Leia também
Serviços lideram crescimento da economia de São José, cidade que celebra 273 anos
Controladoria de SC divulga a servidores normas para evitar problemas de integridade
Túnel subaquático vai ligar Itajaí a Navegantes e passará por baixo dos navios
Peste suína na China indica oportunidade temporária para SC exportar mais