Inteligência artificial, digitalização do atendimento médico e sustentabilidade foram temas abordados no 19º Simpósio das Unimeds do Estado de Santa Catarina (Suesc), que abriu quinta-feira e se encerra neste domingo, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis. O evento, que tem como tema central “As novas regras do jogo”, é realizado pela Federação Unimed Santa Catarina, que trouxe também lideranças de cooperativas médicas de todo o país.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O presidente da federação de SC, médico urologista Alberto Gugelmin Neto, que lidera o evento, busca uma abordagem nacional porque os desafios das cooperativas médicas são semelhantes. Gugelmin também é vice-presidente da Unimed Mercosul e diretor da Unimed Participações.
SC conta com 22 Unimeds regionais que somam cerca de 1 milhão de vidas atendidas por aproximadamente 6 mil médicos. As cooperativas médicas fecham o ano com números estáveis. No Brasil, as Unimeds atendem 19 milhões de vidas.
Após dois anos sem o evento devido à pandemia, o Suesc foi retomado com atenção aos temas que mais estão impactando a medicina. Um dos fatos novos foi a telemedicina, serviço que avançou em Unimeds de SC.
Continua depois da publicidade
Entre os palestrantes, estão o presidente da Associação Brasileira de Telemetria e Telessaúde, Chao Lung Wen; o diretor de Relações Institucionais da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, Luiz Gustavo Kiatake; o presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, Francisco Balestrin; e o ex-presidente do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, Reynaldo Brandt.
Leia também
Mulheres são 44% em SC na carreira que controla números
Preços de imóveis em Florianópolis e São José sobem acima da inflação
Caso de vaca louca atípico mantém bom cenário para setor de carnes