A Unimed Grande Florianópolis e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein comunicaram nesta sexta-feira (05) que firmaram termo de cooperação para aprimorar a gestão do Hospital Unimed. O trabalho conjunto começa em maio e visa a melhora gradativa de todos os serviços prestados pela instituição situada em São José.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Participaram do evento desta sexta, no próprio hospital, o presidente da Unimed Grande Florianópolis, Jalmir Rogério Aust, o presidente do Einstein, Sidney Klajner, além de diretores das duas organizações e lideranças da área de saúde pública.
É grande a expectativa com essa cooperação porque o Hospital Albert Einstein, administrado pela sociedade, é o melhor da América Latina e o 28º melhor do mundo, segundo o último ranking da revista americana Newsweek publicado há cerca de um mês.
O acordo de gestão terá duração de cinco anos, podendo ser renovado. O Einstein vai apoiar também, numa próxima etapa, serviço de medicina preventiva e a gestão da carteira da operadora.
Continua depois da publicidade
Valores sobre o acordo não foram revelados, mas o superintendente da Unimed, Gabriel Gustavo Longo, disse que estão dentro do orçamento anual da cooperativa médica.
A nova fase de administração contará com três executivos do Einstein atuando no hospital, que vão transmitir o novo modelo de gestão que inclui novos processos que deverão entrar na cultura dos mais de 600 colaboradores.
– Os processos do Einstein nos impressionaram muito. Para nós, é a realização de um sonho – afirmou o presidente da Unimed, Jalmir Rogério Aust sobre a concretização desse acordo, que começou a ser negociado no começo da atual gestão da cooperativa.
Fundada em 1955, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein não tem fins lucrativos e atua com assistência à saúde, pesquisa, inovação e responsabilidade social. Está à frente da gestão de 59 unidades de saúde no Brasil, das quais 31 públicas.
Continua depois da publicidade
Conforme o presidente do Einstein, Sidney Klajner, o Hospital Unimed em São José é o primeiro da Região Sul a contar com essa colaboração da sociedade israelita. Ele destaca que essa é uma nova missão que a organização assume com a mesma paixão, ciente das responsabilidades, mas também com entusiasmo para desenvolver esse projeto de futuro.
– Trabalharemos em cima na disseminação de boas práticas com base em protocolos assistenciais e evidências científicas, no treinamento contínuo do nosso corpo clínico e dos colaboradores e na gestão da operação, aprimorando fluxos e investindo em processos que sejam ágeis e mais eficientes e compartilhando experiências focadas sempre na excelência assistencial – destacou Sidney Klajner.

O diretor superintendente da cooperativa médica, Gabriel Gustavo Longo, explicou que o hospital continua sendo 100% da Unimed da Grande Florianópolis, mas agora vai ter o apoio do serviço do Einstein para conduzir o processo de melhoria contínua da instituição.
– O hospital vinha desde 2018 numa trajetória de certificações de qualidade, melhoria de processos de segurança e, agora, a gente via conseguir ter uma aceleração desses processos de melhoria de segurança do paciente e qualidade, sempre colocando o paciente no centro do cuidado – explicou Longo.
Continua depois da publicidade
Eficiência resultou em “novo hospital”
Entre os exemplos da excelência de gestão do Einstein está trabalho feito em hospital de Goiânia. A qualidade de atendimento reduziu o tempo médio de permanência dos pacientes em 50%. Foi um resultado como dobrar o tamanho do hospital porque foi possível atender mais pessoas com os mesmos recursos.
Leia também
Projeto de SC permite converter carros à combustão em elétricos e prevê montadora nacional
Novo presidente da WEG, Alberto Kuba foi escolhido entre 12 executivos
Cada vez mais, casais de SC dividem só os bens adquiridos juntos