Com redução de despesas, governança corporativa, alta performance administrativa e uso de tecnologia, a Unimed Grande Florianópolis conseguiu concluir o pagamento da dívida de R$ 206 milhões, relativa ao investimento feito no novo hospital, situado em São José. O hospital de alta complexidade, com 30 mil metros quadrados de área e 121 leitos, foi inaugurado em novembro de 2014. De acordo com o CEO da cooperativa médica, Richard Oliveira, o pagamento foi concluído em 72 meses (seis anos).
Continua depois da publicidade
“Somos quase um ecossistema de inovação”, diz CEO de cooperativa médica
– Todas as decisões tomadas com o cliente no centro do foco fizeram a geração de caixa e, consequentemente, a sobra gerada desta ação fez com que liquidássemos o endividamento bancário- explicou Oliveira.
Unimed Grande Florianópolis adota gestão técnica e volta a crescer
Na fase mais difícil da cooperativa, em 2015, quando a diretoria anterior foi afastada em função da gestão que levou a elevado endividamento, a atual diretoria, liderada pelo presidente Théo Fernando Bub, chegou a colocar o hospital à venda. Como não apareceu comprador, a saída foi ajustar as contas e pagar a dívida gradativamente, processo encerrado agora.
Continua depois da publicidade
O ajuste financeiro foi liderado por Oliveira, que é executivo profissional e segue gestão técnica. No início, as medidas na cooperativa médica incluíram a demissão de 700 trabalhadores de um quadro de 1.800 pessoas, revisão de contrato e renegociação das dívidas. Gradativamente, a Unimed teve crescimento no número de médicos associados e de vidas seguradas.