Uma das icônicas indústrias da Alemanha, o BMW Group tem apenas uma mulher no conselho de administração. É a executiva Ilka Horstmeier, 55 anos, que ingressou na companhia como trainee em 1995 e em novembro de 2019 foi promovida ao posto de conselheira de administração da BMW AG e diretora de pessoas, imobiliário e relações trabalhistas. Ela diz que tem como propósito levar a BMW a um futuro de sucesso, deixa claro que os profissionais mais necessários são os que têm formação técnica e defende maior participação feminina nessa área.
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Ilka Horstmeier liderou o evento Responsilility Days, na planta de San Luis Potosí, no México, dias 28 e 29 de outubro, quando a companhia apresentou para mais de 50 jornalistas das Américas e Europa suas ações nas áreas de responsabilidade social e ambiental, além de conhecer a mais moderna fábrica do grupo.
Veja mais imagens da executiva Ilka Horstmeier na visita a San Luis Potosí, no México:
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Ela discursou no evento que teve apresentações de projetos educativos e sociais para crianças e adolescentes em centro de formação no complexo da fábrica. Esses estudantes de até 17 anos, no contraturno escolar, recebem formação na megodologia STEM (sigla inglesa de ciência, tecnologia, engenharia e matemática), incluindo prática como montar carrinhos elétricos, fazer brincadeiras em grupos, aprender músicas e artes.
– STEM é o futuro. E é isso que realmente impulsiona novas soluções para tornar a BMW elétrica, digital e circular. E, portanto, para nós é importante que possamos introduzir as crianças muito cedo em temas relacionados ao STEM, como a educação. E isso, é claro, para meninas pequenas também – disse Ilka Horstmeier em entrevista.
Graduada em administração pela Universidade de Saarland, a executiva ingressou matriz da empresa, em Munique, como estagiária em 1995. Em 1997, assumiu como gerente de seção, recursos humanos e desenvolvimento organizacional.
Seguiu sempre na empresa, assumindo diversos cargos importantes. Em 2010 foi chefe da produção de motores em Munique. Em 2018 assumiu a direção geral da fábrica de Doingolfing, a maior do grupo na Europa e em 2019 foi promovida para o conselho, sendo a única mulher entre sete conselheiros globais da empresa.
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A BMW está empenhada em aumentar a participação feminina no quadro de pessoal e entre as lideranças. Atualmente, a fábrica de San Luis Potosí tem 36% de mulheres no quadro de trabalhadores e 23% dos cargos de chefia são ocupado por líderes do sexo feminino. Das quatro presidências do grupo na América Latina, duas são ocupadas por mulheres: Maru Escubedo no Brasil e Ivana Dip na Argentina.
Após dia de intensa agenda na planta de San Luis Potosí, durante coquetel que antecedeu apresentação sobre os 30 anos do grupo no México, Ilka Horstmeier conversou comigo e com a jornalista Giovanna Riato, do Automotive Business, de São Paulo, sobre como chegou a um dos mais altos cargos do BMW Group, propósito na carreira, o carro preferido, vida além do trabalho e outros temas. Confira:
O que levou a senhora a conquistar um dos mais importantes cargos de liderança no BMW Group?
– Estou há quase 30 anos na empresa. Quando passei a integrar o conselho, eu já estava há 25 anos na empresa. Passei 20 anos na produção. E eu sempre fui muito ambiciosa em relação à responsabilidade que queria assumir. Então, dei vários passos na produção. Eu liderei a produção. E é simplesmente uma paixão pela empresa. É a responsabilidade que você assume. É o que você aprende, como você cresce em uma empresa. Mas nunca se pode planejar se tornar um membro do conselho.
É um plano difícil, né?
– Não, não é. Se você fizer um bom trabalho, se entregar bons resultados, se aprender e crescer em uma empresa, se tiver muita paixão pelo que faz, isso pode acontecer. Mas não é uma questão de gênero, só para deixar claro.
A senhora é engenheira?
– Não! Eu estudei administração de empresas. Mas fui educada e treinada como engenheira, eu diria. A vida torna você uma engenheira.
A senhora nasceu em Munique (cidade da matriz da BMW)?
– Não! Eu sou de Duisburg, que fica no meio da Alemanha, perto de Düsseldorf. E eu estudei em Saarbrücken, que fica no sudoeste da Alemanha, próximo à fronteira com a França. E então entrei na BMW. Esse foi meu primeiro emprego.
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Onde começou na BMW?
– Comecei como trainee na BMW por um ano, trainee em Recurso Humanos. E depois do programa de trainee, entrei para o RH. Trabalhei em RH por quase dois anos. E então fui para a produção para trabalhar em temas relacionados a RH. Eu estava preparando a produção para o trabalho em equipe. E os novos modos de colaboração na produção naquela época.
Quero dizer, isso foi há quase 30 anos. Processos de melhoria contínua e todas essas atividades relacionadas à produção. Muitas coisas em torno de como as pessoas trabalham juntas na produção. Como elas fazem a melhoria contínua, como fazem o trabalho em equipe na produção. E então eu fui cada vez mais para a produção. No final das contas, acabei sendo chefe da fábrica de Dingolfing, que é a maior planta da BMW na Europa.
A senhora tem filhos?
– Não.
E como é sua vida além da BMW?
– Maravilhosa! É uma integração entre vida profissional e pessoal. Sabe, a BMW faz parte da minha vida todos os dias.
E esse é o segredo do sucesso?
– Sim, se você gosta do seu trabalho, ele faz parte da sua vida pessoal. E também enriquece sua vida pessoal.
Qual é o seu carro favorito da BMW, de todos os tempos?
– São muitos. Eu amo todos eles. Mas, um de todos eles, é o i3.
E qual é o seu propósito, algo que faz você permanecer na sua carreira?
– Cuidar das 155 mil pessoas da BMW.
E quais são os seus planos para o futuro. A senhora já está no topo. Tem algum outro sonho para a sua carreira?
– Levar a BMW para o futuro. Para um futuro de sucesso.
Há alguma habilidade ou algo específico que a senhora goste mais sobre as pessoas latinas?
– Acho que sempre que estou aqui na fábrica no México, você vê que temos trabalhadores qualificados, que estão realmente querendo aprender e crescer. Eles são muito apaixonados e comprometidos com o que fazem. E isso é realmente uma verdadeira força de trabalho realizado aqui no México. E a flexibilidade. Contribuir para a rede, ir para o exterior, voltar, levar o conhecimento, trazer o conhecimento para a rede. E isso é algo que realmente aprecio.
A senhora conhece algumas características das pessoas que trabalham no Brasil para a empresa?
– Na verdade, eu não estive no Brasil, então não posso responder essa questão apropriadamente.
Na sua opinião, qual é a habilidade mais importante para o futuro? O futuro do trabalho.
– Como mencionamos hoje, é por isso que investimos tanto em educação STEM (educação que envolve ciência, tecnologia, engenharia e matemática). STEM é o futuro. E é isso que realmente impulsiona novas soluções para tornar a BMW elétrica, digital e circular. E, portanto, para nós é importante que possamos introduzir as crianças muito cedo em temas relacionados ao STEM, como a educação.
E isso, é claro, para meninas pequenas também. Essa é a habilidade futura que precisamos para resolver muitos problemas que estamos enfrentando no mundo. E, em segundo lugar, como estamos construindo carros, precisamos de um ótimo trabalho em equipe, porque é tudo sobre integração em um ótimo carro para fazer com que os sonhos dos nossos clientes se tornem realidade.
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