Num universo de milhares de empresas em Santa Catarina, um seleto grupo está entre as que não atrasam o pagamento de contas. Uma delas é a Gringo Lubrificantes, de Joinville, que celebrou 30 anos no último sábado (29). No evento, o sócio e diretor comercial Luciano Cardoso fez questão de destacar esse diferencial de bom pagador e também a habilidade na gestão de pessoas.

Continua depois da publicidade

– Nunca pagamos um boleto em atraso e nunca tivemos uma reclamatória trabalhista. Isso muito me orgulha – disse o empresário, que tem como sócios os irmãos Luis Felipe e Lucas André Cardoso.

Graduado em Geografia, com MBA em gestão pela FGV, Luciano Cardoso conta que aprendeu com o pai, André Cardoso, empreendedor do setor de transportes, a pagar as contas no prazo. Disse que o pai até vendeu carro novo para não atrasar prestação de caminhão. Seguindo o exemplo paterno, para não esquecer e perder prazo ele faz planejamento e mantém as contas todas em uma planilha.

Atualmente, a Gringo Lubrificantes tem 17 colaboradores, quase todos longevos na empresa, com 25 anos, 23 anos, ou um pouco menos. Luciano disse que já demitiu pessoas sem justa causa ou por justa causa, mas nunca enfrentou reclamatória trabalhista. Acredita que isso ocorre porque sempre reconheceu as colaborações de cada empregado.

A Gringo Lubrificantes foi fundada pelo empresário Gentil Bogo, com quem Luciano Cardoso foi trabalhar logo que se formou. Depois de alguns anos ele se tornou sócio e há cerca de 10 anos o fundador adoeceu, pediu afastamento e vendeu a participação para os irmãos Cardoso.

Continua depois da publicidade

Distribuidora de insumos para veículos – de fabricantes para postos e lojas – a Gringo atua principalmente com as marcas Valvoline Lubrificantes, Tecfil filtros, limpadores de para-brisa (palhetas) Autoimpact e mais algumas.

Em 2023, a empresa registrou crescimento de 25% em faturamento e, para este ano, projeta superar o resultado do ano passado. Conforme Luciano Cardoso, por enquanto, o avanço dos carros elétricos não tem afetado vendas do segmento, mais voltadas a carros à combustão. Mas alguns fornecedores já estão adaptando produtos para esse segmento de veículos elétricos.