Especialistas internacionais sobre riscos de desastres e outras lideranças com interesses neste tema participarão do fórum global Understanding Risk (UR22) em Florianópolis, no período de 28 de novembro a 2 de dezembro. O evento, que conta com apoios de instituições como a agência espacial americana NASA e o Google, tem como anfitriã a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, pela primeira vez, acontece no Brasil.

Continua depois da publicidade

O fórum, que este ano é realizado pelo GFDRR (Mecanismo Global para Redução e Recuperação de Desastres), Banco Mundial e a Prefeitura de Florianópolis, é voltado para acadêmicos, políticos, pessoas do setor privado e também organizações comunitárias.

A última edição, em 2020, teve a participação de 2,6 mil pessoas de 179 países que, durante três dias, contaram com 534 palestrantes que geraram 138 horas de conteúdo. Segundo os organizadores na UFSC, nesta edição serão abordados temas como sistemas de alertas precoces, resiliência urbana, comunicação e financiamentos de riscos.

O evento terá duração de cinco dias, com abertura em um local histórico de Santa Catarina, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, mantida pela UFSC no Norte da Ilha de SC. As atividades serão desenvolvidas no P12 Parador Internacional e no Centro de Eventos da UFSC. A programação vai incluir seminários, reuniões, workshops, hackthons e inclusive treinamentos sobre riscos.

Outras informações e inscrições no site understandrisk.org/ur22-portuguese

Continua depois da publicidade