O Ranking de Universidades Empreendedoras realizado pela Brasil Júnior, Confederação Brasileira de Empresas Juniores com base em pesquisa em todo o país aponta que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a mais empreendedora instituição de ensino superior do Estado e a 6ª do Brasil. No Estado, a Unochapecó ficou em 2º lugar (17º da Região Sul) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ficou em 3º lugar (21º na Região Sul).
Continua depois da publicidade
A pesquisa é bianual e, desta vez, foram entrevistados 15 mil estudantes de 123 instituições de ensino superior. São considerados itens como cultura empreendedora, inovação, extensão, infraestrutura, capital financeiro e internacionalização.
A Universidade de São Paulo (USP) ficou em primeiro lugar geral, com nota 7,36 e a Universidade de Campinas (Unicamp), em segundo lugar com 6,71. A UFSC obteve nota 5,19. O coordenador geral do ranking, Lucas Martins, afirma que o objetivo é fazer com que o poder público e a população se apropriem dos resultados dessa pesquisa para incentivar o país a ser mais empreendedor. A pesquisa apurou que 47% dos estudantes consideram que as instituições não têm uma grade curricular favorável ao empreendedorismo.
As 10 primeiras do ranking são:
1 – Universidade de São Paulo (USP)
Continua depois da publicidade
2 – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
3 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
4 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
5 – Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
6 – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
7 – Universidade Estadual Paulista (Unesp)
8 – Universidade de Brasília (UNB)
9 – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
9 – Universidade Federal de Viçosa (UFV)