O período de Carnaval ajudou a diversificar mais o fluxo de turistas na abertura da 6ª Vindima de Altitude, no final de semana, em São Joaquim. Além do público local e de outras regiões de Santa Catarina, marcaram presença visitantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Brasília. A primeira experiência de pavilhão na Praça Cezário Amarante, onde 14 vinícolas ofereceram degustação de vinhos e espumantes, agradou (foto). A festa da colheita da uva continua até o dia 31 de março, mas a partir de agora nas vinícolas.

Continua depois da publicidade

A festa ficou mais forte este ano. Desta vez, o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, liderou um apoio mais direto do município ao evento junto com a associação dos produtores de vinhos, considerando o potencial do enoturismo para o município e região.

O presidente da comissão organizadora da Vindima, Acari Amorim, que também é vitivinicultor, afirma que o setor vem abrindo novas empresas e gerando mais empregos em toda a região serrana e no Meio Oeste.

– O turismo como um todo é a grande oportunidade de toda região entrar num novo, duradouro e sustentável ciclo econômico, a exemplo da madeira, da pecuário e do agronegócio – afirma Amorim.

A expectativa é de que a Vindima se fortaleça a exemplo da Festa da Maçã – que é realizada anualmente em abril em São Joaquim – e projete essa nova vocação agroindustrial das uvas e derivados na Serra de SC. Pioneiro na produção de vinhos de altitude, Amorim lembra que em 2019 a vitivinicultura da região está completando 20 anos. É pouco tempo, foi suficiente para conquistar um reconhecimento no Brasil e exterior pelo diferencial dos seus produtos e a qualidade.

Continua depois da publicidade

A programação completa da Vindima pode ser conferida no www.vindimadealtitude.com.br