A multinacional Tupy, de Joinville, assinou contratos de fornecimento de novos produtos para fabricantes de caminhões Classe 8 no mercado norte-americano e para picapes no Brasil e América do Sul. Quando totalmente implantados, vão elevar a receita bruta do grupo em R$ 650 milhões, informa o presidente da companhia, Fernando de Rizzo. Segundo ele, para fazer esses itens de maior valor agregado, a empresa vai investir R$ 340 milhões nos próximos três anos.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Esses contratos são para aquisição de novas gerações de blocos e cabeçotes de motor. A empresa fornece os produtos fundidos, mais os serviços de usinagem e pré-montagem, de acordo com novos modelos de contratos de manufatura.
Conforme Rizzo, o fornecimento vai começar a partir de 2024. É um modelo de negócio com mais valor agregado para caminhões grandes que ganhou força diante da necessidade de maior produção local.
Nesse caso, a empresa levou vantagem também com a entrada em vigor do novo contrato de livre comércio entre os Estados Unidos, México e Canadá, o USMCA. Quem fornece aos EUA são as fábricas da companhia catarinense no México.
Continua depois da publicidade
O vice-presidente comercial da Tupy, Ricardo Fioramonte, informa que blocos de motor de picapes para montadoras no Brasil serão feitos pela Tupy. Por enquanto, esses motores vêm de outras regiões do mundo.
Leia também
Governo lança Programa SC Inovadora para acelerar o setor de tecnologia
Dia Mundial da Água: programa ensina agricultores a preservar águas
Associação e empresas de SC participam de evento nacional de PCHs
Florianópolis, “Ilha do Silício” e de oportunidades para trabalar e empreender