Sólida na área de metalurgia e fornecedora fundamental de um bom número de fabricantes de veículos no mundo ocidental, a multinacional Tupy, de Joinville, decidiu avançar na inovação. Para isso lançou uma aceleradora própria de startups, a ShififT. O objetivo é avançar na inovação nas áreas em que atua e, também, identificar novos negócios que têm sinergia com a empresa. Startups interessadas podem se inscrever até o dia 4 de junho no shiftt.com.br e o plano é selecionar seis para essa primeira etapa.

Continua depois da publicidade

A companhia criou uma área de inovação denominada Tupy Up, onde está inserida a aceleradora, que será baseada dentro da empresa. Ela antecipa que o objetivo é criar valor com ênfase em desenvolvimento sustentável e 30 profissionais das diversas áreas da companhia serão mentores. O valor do investimento nesse projeto não foi informado. 

Compra de multinacional europeia pela Tupy por R$ 1,4 bilhão é aprovada com restrições pelo Cade

Essa parceria com o setor de tecnologia visa soluções que proponham inovação significativa ao negócio da empresa, negócios economicamente viáveis que gerem impacto socioambiental positivo, geração de valor a partir de tecnologias emergentes no âmbito da indústria 4.0, e modelos de negócios inovadores que proponham novas formas de soluções aos desafios da cadeia de valor da empresa.

Tupy tem receita recorde e segue com vagas abertas em Joinville

Continua depois da publicidade

Fundada em 1938, a Tupy é grande fornecedora de blocos de motor para o setor de veículos pesados, embora atue também na construção civil e em outras áreas. Como o setor automotivo passa por disrupção em função da mobilidade elétrica, embora a empresa ainda não seja atingida, passou a inovar para apresentar novas soluções ao mercado. Com fábricas no Brasil e no México, a Tupy obtém mais de 80% da sua receita no exterior. Ela está aguardando a aprovação de autoridades da área de concorrência para finalizar a aquisição da Teksid, multinacional europeia que é o braço de itens fundidos da Fiat Chrysler.