Três indústrias de ponta de Santa Catarina, a Nanovetores, a Nugali e a WEG, vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2022, integram imersão internacional em Israel. A iniciativa é da Confederação Nacional da Indústria (CNI) como reconhecimento à conquista que tiveram. A programação inclui visitas aos principais centros de pesquisa, universidades e indústrias de Israel no período de 12 a 16 deste mês.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
A escolha de Israel para essa primeira imersão foi baseada em desempenho. O país conta com uma das economias mais inovadoras do mundo por ser o que mais investe em pesquisa e desenvolvimento (P&D), o equivalente a 4,93% do Produto Interno Bruto. Esse percentual representa o dobro do que investem a média de países da OCDE e mais do que quatro vezes o que investe o Brasil (1,17%).
De acordo com a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, a entidade promove essas imersões para aproximar empresários, executivos, acadêmicos e lideranças do setor público com atores estratégicos dos principais ecossistemas de inovação do mundo. As três empresas catarinenses estão, também, entre as mais competitivas do mundo nos seus setores.
A Nanovetores, baseada no Sapiens Parque, em Florianópolis, foi premiada porque detém tecnologia exclusiva de nano encapsulamento de ativos para aplicações em cosméticos, produtos nutricionais e farmacêuticos. As cápsulas liberam gatilhos se, gerar resíduos ou agredir o ambiente. Recentemente, do grupo suíço Givaudan adquiriu 48% da empresa catarinense.
Continua depois da publicidade
Fabricante de chocolates premium, a Nugali, de Pomerode, usa soluções inovadoras e sustentáveis nos processos produtivos. Ela cuida do processo do campo até a empresa para ter o melhor cacau e inova até na oferta de turismo na empresa. Oferece visitação na fábrica com estufas de cacau e acompanhamento interativo da produção.
A WEG se consolida como uma das líderes mundiais em setores estratégicos da economia como motores elétricos, motores redutores, indústria 4.0, mobilidade elétrica, painéis elétricos, sensores industriais, tintas e vernizes. Marca presença em 38 países e investe continuamente em inovação. Um dos programas permanentes de inovação aos trabalhadores é o Wins, iniciais do WEG Innovation System.