Nesta quarta-feira, a bolsa de valores brasileira B3 divulgou a terceira prévia das novas carteiras dos seus índices, com destaque para o Ibovespa B3, que é o principal; mais o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e o Índice Carbono Eficiente (ICO2 3). Três empresas gigantes com sedes em Santa Catarina integram esses índices: a BRF, a Engie e a WEG. (Veja fotos no final desta matéria)

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A terceira prévia do Ibovespa B3, índice integrado pelas 87 ações mais negociadas na bolsa, deve ser a mesma lista da carteira definitiva, que será divulgada dia 02 de janeiro, terça-feira da próxima semana. A única novidade nessa prévia, feita com base no pregão do dia 26 de dezembro, esta terça-feira, foi a entrada da empresa Tran Paulist PN. Não teve saídas.

De acordo com a B3, os papéis de maior peso no Ibovespa são a Vale ON (14,126%), Petrobras PN (7,484%), Itaú Unibanco PN (7,094%), Petrobras ON (4,096) e Bradesco PN (3,096%). A bolsa costuma publicar três prévias ao longo do ano e a lista definitiva.

Índices de sustentabilidade

Os índices de sustentabilidade, diante das mudanças climáticas, são cada vez mais relevantes para as empresas. BRF, Engie e WEG integram eles há anos. Criado em 2005, o ISE é uma ferramenta para analisar a atuação na área de sustentabilidade das empresas que estão na bolsa.

Continua depois da publicidade

– O objetivo do ISE B3 é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial. Apoiando os investidores na tomada de decisão de investimento e induzindo as empresas a adotarem as melhores práticas de sustentabilidade, uma vez que as práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança Corporativa, na sigla em inglês) contribuem para a perenidade dos negócios – explica a B3, no seu site, sobre esse indicador.

O Índice de Carbono Eficiente (ICO2 B3) foi criado pela bolsa em 2010 com o objetivo de induzir o setor empresarial a discutir e adotar medidas preventivas para reduzir emissões de CO2 no Brasil.

Segundo a bolsa, a adesão de empresas a esse índice mostra transparência das suas ações e mostra como estão se preparando para a economia de baixo carbono.

Mais índices da B3

A bolsa brasileira B3 conta com mais de 28 índices, subdivididos em índices amplos, de governança, por setores da economia e de ESG. Entre os índices amplos estão o IBrX 100 B3 e o IBrX 50 B3.

Continua depois da publicidade

Tem, também, índices setoriais como o IFIX B3, que acompanha as cotações dos fundos imobiliários, o Índice do Agronegócio (IAGro B3) e o Índice de Commodities Brasil (ICB B3). Na área de sustentabilidade, tem também o IGPTW B3, sobre as melhores empresas para trabalhar.

Empresas com sede oficial em SC que integram o Ibovespa

Leia também

Fundo Catarina para alunos da UFSC recebe aporte de empresa de investimentos

Santa Catarina prorroga o prazo para plantio de soja devido ao problema das chuvas

Exportações de SC crescem 5% em novembro e faturamento ultrapassa US$ 920 milhões

Fazenda de SC prefere avaliar antes de fazer nova exceção na aduana de Dionísio Cerqueira