Uma das supersecretarias do governo de Carlos Moisés da Silva, a pasta de Desenvolvimento Econômico Sustentável, realiza transição afinada e repleta de boas expectativas. Nesta sexta-feira, o titular da pasta, secretário Adenilso Biasus, e o secretário adjunto Fábio Lima transmitem os cargos para os novos titulares, Lucas Esmeraldino e Amandio João da Silva Júnior, respectivamente.
Continua depois da publicidade
As duas semanas de transição permitiram identificar muita sinergia entre as duas equipes e, com transparência, Biazus e Lima informaram sobre a série de desafios diretos na secretaria e, também, nas instituições e órgãos sob o guarda-chuva da pasta: Instituto do Meio Ambiente (IMA), Junta Comercial do Estado (Jucesc), Centro de Informática e Automação (Ciasc), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), Instituto de Metrologia do Estado (Imetro) e a Agência Reguladora de SC (Agesc). Houve aproximação até com o ex-secretário Carlos Chiodini, eleito deputado federal.
É que Esmeraldino, Amândio e Chiodini têm algo em comum no associativismo empresarial. Participaram do movimento de jovens empreendedores do Estado. Amândio Júnior, 44 anos, é presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), foi presidente do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (Cejesc), conselheiro da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), presidente do Movimento Catarinense para a Excelência (ExcelênciaSC) e vice-presidente do Programa Empreender da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc). É empresário dos setores de telecomunicações, imobiliário e de máquinas em Rio do Sul.
Como há um otimismo com relação à retomada do crescimento em maior ritmo, a secretaria de Desenvolvimento é a que terá mais desafios para administrar essa agenda positiva. A pasta passa a liderar também as ações de promoção do turismo no Estado a partir da reforma que prevê a extinção da Secretaria de Estado do Turismo, restando a empresa Santur. Na foto, a partir da esquerda, Lima, Esmeraldino, Biasus e Amândio.
Continua depois da publicidade