A agroindústria de leite e derivados Tirol, de Treze Tílias, Santa Catarina, inaugura nesta quarta-feira (07) a sua quarta fábrica e a primeira fora do Estado, em Ipiranga, Paraná. A companhia investiu R$ 152 milhões na unidade que tem área construída de 33,1 mil metros quadrados, recebeu equipamentos com tecnologias de ponta e tem capacidade para processar 600 mil litros por dia.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Na primeira fase, vai produzir leite longa vida (UHT), mas numa próxima etapa, pode fabricar outros produtos. A unidade tem capacidade de expansão para 1,2 milhão de litros por dia. Em Ipiranga, será a maior empresa do município que é vizinho de Ponta Grossa e tem pouco mais de 15 mil habitantes. Serão gerados 160 empregos diretos e, além disso a empresa contará com 150 fornecedores que vão aquecer a economia regional, com mais empregos indiretos.

De acordo com o diretor comercial da Tirol, Jossemar Olivo, a escolha de Ipiranga – cidade em altitude de 800 metros – ocorreu por vários diferenciais, mas pesaram mais o potencial para captação de leite e acesso a mercados. Segundo o diretor, a escolha do Paraná ocorreu porque é um dos maiores mercados da empresa e esse investimento está dentro da estratégia da empresa de crescer nos mercados interno e no exterior.

Com unidades fabris também em Chapecó e Pinhalzinho, em SC, a Tirol conta com um mix de 150 produtos, entre os quais leites, achocolatados, iogurtes, requeijão, manteiga, queijos, doces de leite e leite condensado. Presente em todos os estados brasileiros, a empresa iniciou há poucos dias exportações diretas para a América Latina. Já atuava no mercado externo, mas em parceria com fornecedor desse serviço internacional.

Continua depois da publicidade