Quando a Covid-19 apareceu em março do ano passado e com ela o desafio de fazer testagem em massa, a startup da área de saúde BiomeHub, de Florianópolis, viu uma oportunidade diante dos altos custos dos testes. Criou uma metodologia de testes coletivos para reduzir custos e deu certo. Desde o ano passado, mais de 100 mil pessoas foram testadas. A metodologia, chamada de teste em pool, acaba de ser publicada pela revista científica internacional PLOS ONE, uma das mais respeitadas do setor de saúde.

Continua depois da publicidade

Novo sistema reúne dados de testes para Covid-19 em até três minutos

A BiomeHub criou testagem em grupo de 16 pessoas, usando o tipo RT-PCR para assintomáticos. O objetivo foi identificar a doença em empresas para tomar medidas preventivas. O trabalho publicado na revista teve as participações de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Hospital Israelita Albert Einstein. O método foi destaque porque mostrou que a estratégia da BiomeHub não apesentou perda significativa de sensibilidade, permitindo uso em larga escala com custo reduzido, explicou o CEO da startup, Luiz Felipe Valter de Oliveira. O método permitiu redução de 77% dos testes necessários, o que significa uma redução de custos equivalente.

A BiomeHub faz testes para empresas e instituições de todo o país. Dos mais de 100 mil realizados, 30 mil foram em Florianópolis, onde está a sede da empresa.

RD Station e Sebrae SC lançam programa para pequena empresa avançar no digital

Continua depois da publicidade