A onda internacional ESG, sigla inglesa para padrões de preservação ambiental, social e de governança (gestão ética), avança também na construção civil. A praia de Perequê, no município de Porto Belo, terá o primeiro edifício residencial de Santa Catarina com a certificação verde internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) que reconhece sustentabilidade em toda construção. É o prédio Blue Forest, lançado pela empresa Phacz Empreendimentos, de Brusque.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Essa certificação surgiu nos Estados Unidos e, no Brasil, está sendo adotada mais em edifícios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Em SC, o primeiro prédio com selo LEED foi o Office Green, na Pedra Branca em Palhoça. Outra edificação com essa certificação no Estado é a creche Hassis, em Florianópolis.
Para receber esse reconhecimento, o projeto do Blue Forest seguiu regras do LEED para localização e transporte, processo integrado, terreno sustentável, eficiência hídrica, energia, qualidade do ambiente interno e inovação. O projeto terá mais área verde do que a média e abrigará uma floresta no 20º andar. Entre as exigências estão tratamento de efluentes, reciclagem de resíduos e bicicletário, entre outras medidas.
O consultor de sustentabilidade Guido Petinelli, que assessorou a Phacz, atualmente são mais de 100 mil residenciais selo LEED no mundo. Para ele, com esse projeto SC entra nessa rota que dá às construções mais um atestado de qualidade, de padrão internacional. Entre as características de sustentabilidade, o Blue Forest terá sistema de captação e aproveitamento de águas de chuvas, a construção está sendo executada no conceito de obra limpa, com o mínimo de geração de dejetos e reaproveitando materiais, a arquitetura explora iluminação natural e as sacadas irregulares visam mais conforto térmico e acústico.
Continua depois da publicidade
Leia também
Brasil lança marca para exportação de carne de pato, segmento liderado por SC
Banco Comunitário chega ao bairro Frei Damião, em Palhoça, com moeda digital
Federação das Unimeds SC constrói sede própria em Joinville