Entre as 43 empresas brasileiras – 15 de Santa Catarina – que participaram da Colombiatex,  maior feira do setor têxtil da América Latina, nesta semana em Medelín, na Colômbia, um dos destaques foi a Coltex Têxtil, de Joinville, que faz tecidos para fitness, praia e lingerie. A projeção maior na feira foi com a linha de tecidos Urban, com efeitos medicinais, destacou o gerente de Produto e Marketing da empresa, Ed Bordignon.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

– É um tecido tecnológico com fio infravermelho, que permite melhorar os sinais de celulite, o conforto térmico, ajuda na circulação sanguínea, melhora a aparência da pele e o conforto muscular. É um produto que faz muito sucesso na Colômbia porque todo mundo está em busca de redução de sinais e mais conforto – explicou Ed Bordignon, em entrevista no último dia da feira.    

Veja mais fotos da Coltex na feira colombiana:

Continua depois da publicidade

Além do Urban, a Coltex tem outros tecidos tecnológicos com foco na saúde que apresentou no evento. Inclui uma linha antibactéria, outra com proteção UV 50+ e a Matrix, que inclui tecidos jacquard e outros com texturas, cores vibrantes ou estampas. A empresa também se destaca por ações sustentáveis com uso de fio reciclado, energia solar e reuso de água.

A Coltex participou da Colombiatex com apoio do programa Texbrasil, desenvolvido em conjunto pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). De acordo com a gerente de exportações da Coltex, Márcia Kammholz, esta foi a oitava participação da empresa na feira e as vendas no evento foram 25% maiores frente a edição anterior.

A gerente destaca que a Coltex iniciou exportações há 10 anos e vem crescendo gradualmente no mercado externo. Atualmente, exporta cerca de 15% da produção para mais de 25 países. Na lista estão, além da Colômbia, Argentina, México, Equador, Venezuela e Estados Unidos.

– Os Estados Unidos são um mercado onde estamos investindo para entrar mais forte nos próximos anos. Nossos produtos têm grande aceitação lá. Ficamos com um pouco de receio com essa mudança de governo, pois sabemos que o presidente Donald Trump é um pouco mais conservador. Entretanto, acredito que num primeiro momento será mais na questão da imigração… Esperamos que a relação Brasil – Estados Unidos se fortaleça para facilitar a entrada dos nossos produtos no país – comentou Márcia Kammholz. ‎

Continua depois da publicidade

A Coltex Têxtil é uma empresa familiar que nasceu do mesmo jeito que muitas startups, na garagem de casa. Em 01 de julho de 1989, o casal Valdecio e Zelia de Oliveria começou a vender aviamentos na garagem de casa, em bairro de Joinville. A procura pela loja Colcha de Retalhos foi crescendo. Logo necessitou de um endereço maior, venda de tecidos e então, o casal decidiu fabricar tecidos.

O casal adquiriu um terreno e duas máquinas para fazer tecidos sintéticos. Hoje são mais de 45 máquinas, 70 colaboradores, com participação relevante no mercado interno e avanço em exportações. A sucessão já foi feita na família: a presidente da empresa, há três anos, é a filha dos fundadores Ana Paula de Oliveira Kalfels. O plano de negócio é crescer nos segmentos em que atua, com cada vez mais sustentabilidade.  

Santa Catarina na Colombiatex 2025:

Santa Catarina teve participação forte na edição deste ano da Colombiatex. Participaram 13 empresas com apoio do programa Texbrasil e duas do programa voltado ao apoio para internacionalização de máquinas e equipamentos, o Brazil Machinery Solutions, parceira da Apex com a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos. Por esse projeto, participaram as empresas Audaces, de Florianópolis, e a Albrecht, de Joinville.

Com o Texbrasil, participaram as catarinenses Sancris Hilos, Dalila Ateliê Textil, Latina Têxtil/ Diklatex, Linhas Trichê, Spa Têxtil, Malhas Menegotti, Lunelli Têxtil, FB do Brasil, Hyosung, Coltex Têxtil, Texneo, Rovitex e Incofios.

Continua depois da publicidade

A expectativa das entidades brasileiras é de que as empresas do país tenham fechado mais de US$ 10 milhões em vendas durante o evento. A Colômbia é o quinto maior mercado de produtos têxteis do Brasil.

Leia também

Imobiliária projeta vendas bilionárias de imóveis de luxo em Florianópolis

Santa Catarina encerra 2024 com 106,4 mil novos empregos, 71% mais que no ano anterior

Grupo faz investimento bilionário em imóveis de luxo em Florianópolis

Startup de SC estreia como parceira do programa InovAtiva Brasil

Empresa de SC apresenta provador virtual em feira de moda na Colômbia