Os últimos reajustes que entraram em vigor em 2023 e em 2024 que resultaram em redução acumulada da ordem de 30%, a tarifa de gás natural de Santa Catarina para a indústria voltou a ser a mais baixa da Região Sul e uma das mais competitivas do Brasil. Segundo dados do boletim de fevereiro da Comerc Energia, além de ter a menor tarifa do Sul do país, a concessionária SCGás tem a segunda mais barata considerando também a Região Sudeste e a quinta mais barata do Brasil.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
O presidente da SCGás, Otmar Müller, destaca que com esse diferencial Santa Catarina ficou mais competitiva para atrair investimentos industriais e, também, para reter empresas que já estão no Estado.
– As indústrias podem alcançar maior competitividade em relação ao cenário nacional. Isso, além de consolidar as indústrias, também as incentiva a crescer em Santa Catarina, movendo o círculo virtuoso de desenvolvimento para todo o estado – analisa Müller.
Atualmente, a SCGás fornece o insumo para mais de 350 indústrias no Estado. O setor é o mais importante para a companhia porque responde por mais de 80% do consumo de gás natural. A companhia fornece também gás natural veicular (GNV) e gás natural para os setores de comércio, serviço e residências.
Continua depois da publicidade
Como o gás natural é uma commodity com preços internacionais, ele sobe e desce conforme o mercado. Com a guerra na Ucrânia, os preços globais subiram, causando uma crise no mundo todo. As tarifas de gás da SCGás, que são reajustadas a cada seis meses por meio de uma conta gráfica calculada pela Agência Reguladora de SC (Aresc), também subiram.
Mas no fim de 2022, foi possível fazer uma redução de -10,84% para vigorar em janeiro de 2023. Em julho, o reajuste ficou em -13,5% e, agora, em janeiro, teve uma nova redução, de -8,31%. Com esses três reajustes, o recuo na tarifa industrial ficou próximo de 30%.
Leia também
Governador fala sobre recursos ao Pronampe na posse da Facisc
Novo presidente da Facisc diz que prioridade será fortalecer negócios
Florianópolis vai sediar encontro global de filantropia comunitária
Hospital Unimed Grande Florianópolis faz acordo de gestão com o Einstein
Com parceria de Guga Kuerten, Genial Investimentos abre escritório em Florianópolis
Lucro da Engie Brasil Energia cresce 24% e chega a R$ 3,42 bilhões