Diante da alta procura por passagens pela rota Florianópolis e Lisboa, inaugurada nesta terça-feira com três frequências, o presidente da TAP Air Portugal, Luís Rodrigues, afirmou que o desafio é consolidar o destino e incluir mais uma frequência. O governador Jorginho Mello disse que o Estado vai investir 3 milhões de euros (R$ 18,7 milhões) em plano de marketing em Portugal e em outros países europeus para tornar as atrações de SC mais conhecidas.
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O governador, o presidente da TAP e o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, concederam entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, na Casa D’Agronômica, para informar mais sobre o início das operações da TAP em SC, que teve estreia no fim da tarde de terça-feira (03).
– Todas as vezes em que a gente se sentou para discutir sobre essa rota (Santa Catarina e Portugal) as pequenas dificuldades foram superadas. Transporte de carga também vai ser um diferencial. O voo de ontem teve do setor metalmecânico, quase 8 mil quilos de carga da WEG – destacou Jorginho Mello.
Segundo ele, as atividades de transporte de passageiros e cargas serão complementares e o governo tem o compromisso de fazer uma grande divulgação das atrações catarinenses em Portugal. O CEO da Zurich informou que, no serviço de cargas dessas viagens, deverá predominar produtos metalmecânicos de Florianópolis a Lisboa e itens de tecnologia e fármacos, no retorno, Lisboa a Florianópolis.
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Fotos da entrevista na Casa D’Agronômica e do evento da chegada do voo da TAP em Florianópolis:
Brasil “é um continente”
A importância de divulgar mais as atrações de SC em Portugal ficou evidente nas declarações do presidente da TAP, Luís Rodrigues. Ele observou que o estado ainda é desconhecido para a maioria dos portugueses e citou um exemplo na própria família. Disse que quando a esposa dele viu um vídeo sobre o estado, afirmou imediatamente que gostaria de passar férias em SC.
Para a coluna, ele comentou sobre o potencial do país para a TAP. Atualmente, 30% da receita da companhia vem da atuação em rotas parra cidades brasileiras
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– O Brasil é o nosso maior mercado. Nós vamos para a 14ª ou 15ª cidade atendida pela TAP no país. Todo mundo tem dito que o Brasil é um mercado já esgotado. Mas o exemplo de Santa Catarina mostra que o país tem ainda muito potencial. E é isso que queremos: continuar a ajudar a promover o Brasil fora das nossas fronteiras, principalmente na Europa, porque o turismo pesa ainda muito pouco na economia brasileira. E a geografia brasileira, a economia e a sociedade do país têm potencial de turismo fantástico. O país é um continente com capacidade para atrair boa gente e é isso que queremos ajudar a fazer – afirmou Luís Rodrigues.
Em Portugal e outros países
Entre as autoridades que participaram de um café com executivos da TAP, estavam, também, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e os secretários de estado de Turismo, Evandro Neiva; Comunicação, João Paulo Gomes Vieira; e Articulação Internacional, Paulo Bornhausen.
O secretário de Comunicação disse que o plano de divulgação de SC inclui road show junto ao trade turístico de Portugal, começando com reuniões com agências de turismo do país para informar esse segmento sobre atrações no Estado, e, aos poucos, incluir outros países da Europa. Paralelamente, a secretaria de Estado de Turismo está montando pacotes de produtos turísticos de Santa Catarina para “prateleira”, a serem oferecidos aos visitantes.
– Esse plano não é para um ano. Será para dois anos e meio, até o final da gestão desse mandato do governador Jorginho Mello. Ele deverá incluir também mídia expositiva em aeroportos, em revisas especializadas e sites de buscas de turismo. Inicialmente em Portugal, mas, aos poucos a outros hubs da Europa – explicou João Paulo Gomes Vieira, ao observar que o plano ainda não está totalmente pronto.
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Economia forte é diferencial
Para o secretário de Estado de Articulação Internacional, Paulo Bornhausen, essa nova rota SC-Portugal vai fortalecer tanto o turismo quanto os negócios. Era uma conexão esperada, que demorou, mas agora vem para ficar.
– É uma ligação umbilical novamente com o velho mundo, que foi a nossa origem. Mas, agora, retomada no momento em que Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil, porta de entrada de muitos investimentos internacionais, que tem marcas internacionais estabelecidas aqui como uma BMW, uma WEG, uma construção naval com a união da Thyssenkroupp e Embraer fazendo os navios mais modernos do mundo. Isso tudo nos conecta com o mundo que dá certo, que é o estado que dá certo no Brasil, Santa Catarina – comentou Paulo Bornhausen.
A demanda inicial superou expectativas, com a adoção de tarifas promocionais pela TAP. Segundo o governador Jorginho Mello, 35 mil assentos já foram vendidos. Uma preocupação do trade turístico é sobre o público que viaja entre o Estado e o país europeu.
Luís Rodrigues disse que no primeiro voo, foi equilibrado, cerca de 50% de portugueses vieram e 50% de catarinenses viajaram para Lisboa. Informação apurada pela secretária de Turismo de Florianópolis, Zena Becker, é de que nos primeiros meses, são 60% catarinenses ou gaúchos viajando para Portugal e 40% de portugueses vindo para SC.
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Mais investimentos em SC
Uma das preocupações do governo é melhorar as atrações em Santa Catarina. O governador disse que vai se reunir com o setor hoteleiro para saber sobre novos investimentos.
Outra atenção do Estado é para a área cultura. Na avaliação do secretário Paulo Bornhausen, Florianópolis precisa fortalecer atrações. Um dos equipamentos que podem ser projetados seria um grande museu. É preciso pensar, também, em atrações para dias de chuva, observou ele.
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