A sétima edição do Summit Saúde, realizada em Florianópolis nesta sexta-feira e sábado (08 e 09 de novembro), proporcionou troca de informações e conexões entre médicos, profissionais de saúde e empresários do setor de tecnologia para incentivar investimentos e maior uso de inovação para melhorar a saúde das pessoas. Também foi lançado o Sebrae Delas Health, para apoiar negócios na área de saúde criados por mulheres, e uma pós-gradução em saúde em parceria com a Dom Cabral.  

Continua depois da publicidade

 Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Realizado pela Associação Catarinense de Medicina (ACM), o Summit contou com parceria do Sebrae-SC e do hub Inova+Saúde, de Florianópolis. Médicos renomados fizeram palestras, empresas de saúde participaram de exposição e foi realizado um hackathon em parceria com o Hacking Health para encontrar soluções a desafios reais de hospitais filantrópicos.

Veja fotos do Summit Saúde 2024:

Continua depois da publicidade

O congresso médico teve entre os palestrantes de destaque o professor Celmo Celemo Porto, cardiologista e autor de diversos livros sobre semiologia. O destaque internacional foi a executiva americana Ieshia Gray Robertson, gestora de marketing e gerenciamento de projetos da Microsoft.

– Ao realizar o Summit Saúde, a ACM mostra que está deixando de ser uma entidade puramente médica. Está crescendo, abrindo espaço para áreas de negócios. Oferece a possibilidade para que o médico cresça, se torne um bom gestor, um bom administrador, um bom empreendedor – destacou o presidente da ACM, André Sobierajski dos Santos.

No congresso médico foram apresentadas novas tecnologias e soluções que facilitam a vida das pessoas. De acordo com o presidente da ACM, o Summit permite que profissionais de saúde tenham acesso a mais informações sobre inovações para oferecer à população.

– As novas tecnologias ajudam a melhorar diagnósticos, reduzir custos, ter medicamentos cada vez mais precisos, mais pontuais para doenças específicas. Já tem a terapia gênica que está na porta para começar a funcionar. É uma terapia feita para o paciente especificamente. Tudo isso avança rápido. Então a ideia da ACM com esse Summit é conseguir divulgar isso para a classe médica para que ela leve isso para pessoas – detalhou o presidente da associação.

Continua depois da publicidade

Para a diretora administrativa e financeira da ACM, Giovana Gomes Ribeiro, que ao lado do presidente é uma das organizadoras do Summit, essa aproximação de profissionais durante o evento permite troca de informações sobre quais inovações estão dando mais certo na prática para a melhoria da saúde. E também sobre o impacto dos custos.

– Podemos ter uma nova medicação super específica. Mas quanto isso custa? Como é que a população vai ter acesso? A ACM faz muito esse contraponto, com um olhar mais global. É muito bacana a inovação, mas quanto vai custar? Como é que a gente faz isso chegar na população? Um exemplo, a inteligência artificial na saúde. É muito bacana, mas existem desafios éticos na área da saúde que a gente não vê tão evidentes em outros setores econômicos porque a saúde tem regulamentações muito duras – explicou Giovana Ribeiro.

Um dos idealizadores do Summit Saúde, o ex-presidente da ACM, Ademar Oliveira Paes, disse que o crescimento do evento a cada edição mostra que foi uma decisão acertada de aproximar a tecnologia da saúde para ampliar o uso, o desenvolvimento de inovação e, assim, melhorar a saúde das pessoas.

– O Summit Saúde traz quem usa, quem patrocina, quem compra. O objetivo é construir um ecossistema mais completo para a saúde. O papel da ACM fundamental – acentuou Ademar Oliveira Paes.

Continua depois da publicidade

Empresárias do setor de saúde

Para a Associação Catarinense de Medicina, o Sebrae-SC e o hub Inova+Saúde o empreendedorismo feminino na área da saúde é representativo e tem potencial para ser ainda maior e mais desenvolvido, tanto com inovações na área de tecnologia como em outras.

– O Sebrae Delas é uma iniciativa do Sebrae de Santa Catarina que se tornou nacional. Atualmente, ele envolve mais de 5 mil empreendedoras. Então, dentro desse programa, estamos lançando o Sebrae Delas Health, uma vertical, um produto específico para a área da saúde – destacou Giovana Gomes Ribeiro.

De acordo com a diretora, será oferecida uma mentoria para até 50 mulheres empreendedoras da área de saúde. Elas contarão com cursos, workshops e palestras em período de seis a oito meses. A ênfase será em branding, comunicação, marketing, gestão financeira e contábil para que possam desenvolver melhor seus negócios.

ACM e Dom Cabral

Outra novidade durante o Summit foi o anúncio de uma parceria da ACM com a Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais, por meio da parceira catarinense da instituição, a Fritz Müller, de Blumenau. Será oferecida uma pós-graduação na área de negócios em saúde, específica para profissionais da saúde. O curso será ministrado na ACM, em Florianópolis, a partir do início de 2025.

Continua depois da publicidade

Leia também

“O Brasil será a bandeira de estilo de vida saudável para o mundo”, diz médica

Saiba quem são os eleitos empresária e empresário do ano no Oeste de SC

Lagoa da Conceição ganha novo supermercado terça-feira

Chapecó estreia na onda de arranha-céus com um dos 10 maiores edifícios do país

Paraguai tem interesse em usar portos de Santa Catarina para comércio exterior

Veja os vencedores do Prêmio Líderes 2024 em Santa Catarina

Exclusivo: Cauã Reymond e Marcus Araújo falam de projeto imobiliário em praia de SC

Bairro bilionário do litoral de SC anuncia expansão