Com informações sobre gestão eficiente e oferta de tecnologia, o Summit Cidades, que abriu nesta quarta-feira e vai até sexta-feira no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, ganha força como evento para cidades inteligentes. Entre os projetos apresentados estão o Cidade Empreendedora, do Sebrae-SC, e vigilância eletrônica para segurança, oferecida por meio do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (Ciga) e a empresa Khronos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O presidente da fundação realizadora do evento, a Fepese, Mauro Fiúza, observa que é crescente o interesse dos prefeitos para oferecer melhor qualidade de vida nas cidades que lideram. Segundo ele, transporte e segurança estão entre os temas principais.
– Acabamos de retornar de Balcelona, Espanha, onde acompanhamos o evento anual deles sobre cidades inteligentes. Entre as características que chamam a atenção naquela que é a segunda maior cidade do país é o fato de ter acesso a todos os serviços principais em cerca de 15 minutos a pé. Outro serviço que diferenciam eles é o sistema de transporte com 1,3 mil ônibus, todos monitorados em tempo real por uma central – informa Fiúza.
Summit Cidades debate urbanismo tecnológico e sustentável em SC
Continua depois da publicidade
Entre os destaque no Summit Cidade é o estande do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (Ciga) e do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina), com a Fepese e apoio da Fecam, a Federação Catarinense dos Municípios.
Por meio do Cincatarina, a Khronos oferece projeto de automação de vigilância
eletrônica de cidades. São câmeras conectadas a uma central que permitem apurar problemas que eventualmente acontecem nas cidades. Segundo o gestor comercial da empresa, Henrique Carvalho, é possível ter eficiência com um sistema que grava, permite acompanhamento e avaliações.
Entre as cerca de 20 cidades que já aderiram à vigilância eletrônica do Ciga, estão Florianópolis, Caçador e Rodeio. Joinville, município mais populoso de Santa Catarina, está finalizando negociações.
Na lista de vantagens desse tipo de serviços estão a vigilância 24 horas, todos os dias, e o preço acessível. Cada câmera instalada com sistema de vigilância à distância custa pouco mais de R$ 300 por mês.
Continua depois da publicidade
Jogo da Copa durante o Summit
Quem vai participar das atividades do Summit Cidades, nesta quinta-feira, no Centro de Eventos Luiz Henrique, em Canasvieiras, poderá ficar tranquilo para assistir a estreia do Brasil na disputa mundial contra a equipe da Sérvia. Segundo o presidente da Fepese, Mauro Fiúza, diversos televisores de telas grandes estarão disponíveis nos ambientes do evento.