Além das empresas, as cidades também terão que cumprir as metas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. O uso de tecnologias que tornam as cidades inteligentes será uma das principais estratégias para alcançar a sustentabilidade necessária. Esse é o tema central do Summit Cidades 2021, que acontece nesta quinta e sexta-feira, no Ágora Tech Park, em Joinville.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Entre o público de 300 pessoas previsto para o evento, estão mais de 100 prefeitos, executivos do setor de tecnologia e de empresas privadas, além de profissionais da área pública. O palestrante internacional convidado é o professor Josep Piqué, de Barcelona, Espanha, especialista em centros tecnológicos.

Para o presidente da Câmara de Smart Cities da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e diretor de novos negócios do Ágora Tech Park, Jean Vogel, é preciso promover ações que ajudem o gestor público na adoção de soluções para cidades com o uso de tecnologias. Ao mesmo tempo, e necessário conectar as empresas para que possam fornecer produtos e serviços aos municípios. 

Vogel entende que essas parcerias consistem em janelas de oportunidades para impulsionar o desenvolvimento tecnológico do Estado, para que ele deixe de ser importante consumidor de soluções para passar ofertar essas tecnologias de cidades para o mundo.

Continua depois da publicidade

O Summit Cidades é promovido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA), Câmara de Smart Cities da Fiesc e o Perini City Lab, braço para soluções para cidades inteligentes do Ágora Tech Park.