Por ser um dos principais eventos de tecnologia do Brasil e o maior voltado a novas empresas do setor com potencial de crescimento, o Startup Summit, que acontece nesta quinta e sexta-feira pela quinta vez, atrai os líderes e empreendedores da tecnologia e inovação do Brasil para Florianópolis. Dos mais de 5 mil participantes esperados presencialmente no Centrosul, 36% são de outros estados. O evento também será acompanhado virtualmente por mais de 19 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O Startup Summit é organizado pelo Sebrae em parceira com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). Entre as missões de líderes nacionais veio a do Prêmio Nacional de Inovação, o principal do setor, promovido pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), integrada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae nacional.
O grupo chegou nesta quarta para uma imersão no polo de tecnologia da cidade e para participar do evento. Trouxe líderes das empresas ganhadoras do prêmio este ano.
Lideranças do setor público e privado da área de tecnologia das cidades de Curitiba, Porto Alegre e Caxias do Sul também participam do evento. Além da motivação natural, essas cidades, junto com Florianópolis e Joinville, integram o Tech Road, movimento voltado ao desenvolvimento de TI na Região Sul.
Continua depois da publicidade
A mobilização dos empreendedores de Santa Catarina para aproximá-los de investidores e consultores de startups foi outro movimento. Aconteceu com a primeira edição do evento Founders Day, na noite de quarta-feira, no centro empresarial Milano, da capital.
Essa atenção que o evento recebe resulta principalmente da força crescente do polo de tecnologia de Santa Catarina, que tem como centro principal Florianópolis. Somente no ano passado, os negócios de fusões e aquisições do setor movimentaram mais de R$ 10 bilhões. O setor de TI de SC conta com 17.720 empresas e cresceu 63% de 2015 a 2020, segundo o relatório Tech Report, que acompanha dados do setor.
A aproximação com lideranças de outros polos, nesses dois dias, vai facilitar ainda mais as conexões entre empresas e demais atore e acelerar mais negócios, fusões e aquisições. Santa Catarina conta com ecossistema de tecnologia completo, mais voltado a serviços entre empresas, por isso sofre menos com a crise econômica que atinge o setor em nível mundial atualmente.
De acordo com o gestor do Startup Summit, Alexandre Souza, como o evento tem tradição no fomento a novas startups, o Sebrae está lançando este ano o programa Capital Empreendedor. O objetivo é preparar mais os novos empresários do setor para fazer a gestão de recursos.
Continua depois da publicidade
O Startup Summit terá mais de 90 palestras e uma feira com 120 estandes. A expectativa é de que o ambiente dessa mostra será o principal para ampliar conexões e negócios entre empresas do setor.