O AMA, Agentes do Meio Ambiente, startup que desenvolve programas de sustentabilidade e empreendedorismo com o uso de tecnologia em cidades, foi a única do Brasil premiada no South by Southwest (SXSW 2023), realizado em Austin, Texas, nos Estados Unidos, o maior evento do mundo em inovação. O CEO da AMA, Marcelo Crivano, enfatiza também que esta é a primeira vez que uma empresa do país é premiada nesse evento.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A conquista foi na categoria Melhor Empresa Bootstrap, isto é, uma startup que ainda não recebeu aporte de investidores. Além disso, o AMA foi finalista na seção de Pitch do SXSW sobre Cidades Inteligentes, Transporte e Tecnologias de Sustentabilidade.
São dois aplicativos que integram a startup: um para zeladoria pública e outro para conectar usuários para cuidar do meio ambiente, visando mudar o comportamento das pessoas a favor da sustentabilidade. Na lista de atividades estão varrer e carpir ruas, tirar lixo da cidade e promover educação ambiental.
– Ficamos muito orgulhosos em ter o nosso trabalho reconhecido em um evento que lançou grandes plataformas de inovação no mundo. É um reforço de que estamos no caminho certo e que realmente o AMA pode fazer a diferença para a sustentabilidade e o futuro das cidades – disse Marcelo Crivano, CEO da startup, em nota.
Continua depois da publicidade
Fundada no Paraná, a startup focada em cidades sustentáveis e inteligentes já teve operações em Maringá, Paranaguá e Cianorte. A primeira capital de Estado a adotar o programa é Florianópolis.
O programa inclui ações sustentáveis sobre mudanças climáticas, desenvolvimento imobiliário, transporte, logística, entrega de produtos, veículos autônomos, compartilhamento de viagens, infraestrutura, serviços públicos, obras públicas, segurança e outros.
Em Florianópolis, já são 600 zeladores ativos e mais de 5 mil usuários na rede social. Desde o início do programa na cidade, em abril do ano passado, já foram realizados 60 mil serviços voltados a conservação e embelezamento da cidade.
O SXSW foi o evento global que inspirou a criação do Floripa Conecta, que será realizado novamente este ano. Contou com 10 dias de palestras sobre tecnologia, programação cultural e outras atividades. O SXSW Pitch foi para apresentar startups visando atração de investidores.
Continua depois da publicidade
Leia também
Grupo português de petróleo e energia vem conhecer inovação de SC
WeWork apresenta plataforma de escritórios flexíveis ao mercado de SC
Dígitro Tecnologia cresce 12% com exportações e novos serviços
Abstrato estreia com cinco empresas aceleradas nas áreas de dados e IA
Lançamento do primeiro WTC Woman do mundo supera expectativas