Em média, a contratação de financiamento de um imóvel demora 60 dias no Brasil. Mas um simulador lançado pela startup Loft, do Rio Grande do Sul, que usa inteligência artificial (IA), reduz pela metade esse prazo.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O novo sistema atua como um assistente virtual do corretor, que, com a ajuda de inteligência artificial, fornece informações necessárias em alta velocidade. Com a informação do valor a ser financiado, a IA responde rápido sobre as condições de financiamento de cada banco e valores.
– Com o simulador, damos o pontapé inicial em uma série de iniciativas com inteligência artificial que vão facilitar o dia a dia do corretor e, por consequência, acelerar os negócios das nossas parceiras imobiliárias, missão central da Loft – explica o CTO da startup, Luis Bitencourt-Emilio.
A liberação de financiamento imobiliário tem sido lenta no Brasil porque é burocrática e requer tempo para avaliações.
Continua depois da publicidade
O diretor de Crédito Imobiliário da Loft, Talles Dantas, contou que a empresa liberou a ferramenta para alguns parceiros fazerem uso experimental e o retorno foi o melhor possível. O tempo de contratação de financiamento caiu de 60 dias para 30 dias.
– Com o simulador, a gente evita deixar todo o processo do financiamento para o final, como ocorre no processo tradicional – ressalta Dantas.
De acordo com a Loft, a fase piloto já foi concluída e o simulador estará disponível para mais de 700 imobiliárias de todo o Brasil de forma gratuita e ilimitada. Na pesquisa ele considera prazo, renda mínima, amortização, valor da primeira parcela, taxa de juros e custo efetivo total do financiamento. O site é o simulador@loft.com.br
A expectativa é de que essa tecnologia faça diferença na vida de muitos compradores de imóveis, inclusive em Santa Catarina. A Loft conta, no estado, com cerca de mil imobiliárias parceiras. Juntas, elas oferecem mais de 5 mil imóveis para venda nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú e Itajaí.
Continua depois da publicidade
Leia também
Urbanista defende integração nas cidades em evento do Floripa Sustentável
SC prepara engenheiros para fiscalizar programa bilionário em rodovias
Panamá abre mercado para carnes de aves e de suínos do Brasil
Programa TexBrasil que apoia exportação de moda está com inscrições abertas