Com sistema de monitoramento aéreo que usa imagens de satélites e de drones com inteligência artificial, a startup catarinense Horus Smart Detections conquistou prêmio nacional Connected Smart Cities, na categoria Negócios em Operação. A entrega da premiação foi nesta quinta-feira em evento virtual. O sistema da empresa identificou mais de 1.200 ocorrências em um ano de monitoramento no município de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
Entre os problemas de urbanização mais identificados pela plataforma estão desmatamentos e obras irregulares. O sistema faz imagens e integra ao banco de dados onde a inteligência artificial compara e indica se ocorreu mudança na paisagem, o que pode ser uma possível irregularidade.
De acordo com o CEO da Horus, Fabrício Hertz, esse trabalho em Florianópolis mostra como a tecnologia pode ajudar prefeituras e instituições a monitorar grandes áreas de maneira inteligente, gerando informação relevante em tempo hábil. Segundo ele, com essas informações antecipadas, a prefeitura tem conseguido um aumento de 50% na eficácia da fiscalização e, assim, reduzir problemas urbanos.
Fundada em Florianópolis em 2014, a Horus começou fabricando drones para agricultura, mas a elevada demanda por monitoramento aéreo para grandes empresas motivou uma mudança nos negócios, anunciada em julho deste ano. Ela deixou de fazer drones para atuar com tecnologia exclusiva de monitoramento de cidades e em serviços para grandes empresas de telecomunicações e energia.
Continua depois da publicidade