A startup Yungas, de Florianópolis, especializada em tecnologias para gestão de relacionamento entre franqueadoras e franqueados, é a primeira empresa do país a receber investimento do grupo SMZTO, fundo de private equity que anunciou nesta sexta-feira R$ 50 milhões na aquisição de participações em fintechs e startups de gestão (ERP). O fundador e CEO da Yungas, Guilherme Reitz – também um dos fundadores da Axado, adquirida em 2016 pelo Mercado Livre -, afirma que com o novo sócio será possível triplicar em um ano o número de franquias atendidas, hoje em 4.000, e chegar a 30 mil até 2024.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
O valor do aporte na empresa de SC e o percentual de participação não foram revelados. Um dos maiores investidores em franquias no Brasil, o Grupo SMZTO, fundado pelo empresário José Carlos Semenzatto, é sócio de redes como Casa X, Embellezze e OralSin. A decisão de avançar em tecnologia tem como objetivo acelerar o setor de franchising.
-Nós acreditamos muito numa estratégia focada de nicho, que é atender esse mercado de franquias que é grande no Brasil. A expectativa é de que a Yungas também opere em nível nacional e internacional. O nosso grupo já atua em mais de 55 países e com certeza, vamos conseguir auxiliar ela nessa estratégia de crescimento no mercado internacional – afirma João Vicente Conte, head de inovação do SMZTO.
A estreia com a catarinense yungas foi em função da tecnologia que ela detém, já utilizada por redes como Stone, Embelleze e Barbearia Vip, entre outras. Conforme Reitz, o plano de expansão também prevê duplicar a equipe de profissionais de tecnologia em Florianópolis, dos atuais 17 para 30 ou 35 até o fim do ano que vem.
Continua depois da publicidade

Conforme Reitz, a Yungas iniciou atividades em janeiro de 2019 e teve dificuldades também em avançar durante a pandemia porque boa parte das franquias foram afetadas. Com essa sociedade, a startup prevê aceleração porque resolve pelo menos duas dores do setor: oferece uma plataforma que centraliza as compras do franqueado e tem solução de comunicação entre as partes.
– Normalmente, quando o franqueado vai fazer uma compra, manda um whats para o fornecedor A, outro para o fornecedor B e para o fornecedor C. A partir do momento em que a gente coloca essa frente de compras, é como se ele tivesse uma loja virtual dentro da plataforma da Yungas – explica Reitz.
A decisão de buscar uma solução para franquias partiu de dificuldades enfrentadas pela rede Barbearia Vip, de Florianópolis, que tem unidades em todo o Brasil. O grupo catarinense Nomura, que opera com mais de 30 franquias, também serviu de inspiração para a Yungas desenvolver os sistemas, seguindo a metodologia Customer Success, dos EUA, voltada à satisfação do cliente.
A experiencia da Axado, empresa de TI que hoje atende o setor de logística do Mercado Livre, foi um dos diferenciais para avançar no desenvolvimento de soluções que atendam os clientes com inteligência, revela Reitz.
Continua depois da publicidade
Leia também
Sapiens e Ânima firmam parceria nas áreas de ensino, pesquisa e inovação
Consórcio chega a R$ 1,5 bilhão em créditos em SC após ampliar número de lojas