Imagina uma solução digital que fornece dados financeiros de forma simplificada para você investir na bolsa. É esse o propósito da startup Partnr, de Florianópolis, fundada por estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc Esag), que testou produto novo durante o Startup Summit 2022 e conseguiu 164 potenciais clientes. A fintech apresentou o Drops da Bolsa, que permite a uma pessoa analisar uma ação mesmo sem conhecer sobre mercado acionário.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

– A gente tem um sistema automatizado de extração de dados. A gente coleta dados CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que é a reguladora da bolsa. A partir disso, a gente trata esses dados e cria uma série de indicadores financeiros e contábeis. Isso inclui notas, cenários, pontos positivos e negativos de cada empresa – explica Gabriel de Amarante, CEO da Partnr.

Com isso, o investidor tem as informações mais importantes para tomar a decisão de comprar ou não ações de uma companhia. O CEO explica que uma parte da inteligência artificial utilizada é desenvolvida pela fintech e outras são da companhia internacional OpenAi e de outras empresas abertas.

A Partnr foi fundada em 2020 pelos jovens Gabriel Coutinho de Amarante, Laura Scalabrin Coutinho e Everton Marcelino Junior, que quiseram utilizar melhor o tempo durante a pandemia, quando faziam o terceiro ano do ensino médio. Em 2021, Gabriel e Laura ingressaram na Udesc Esag. Ele no curso de Ciências Econômicas e ela em Administração.

Continua depois da publicidade

A empresa seguiu e eles passaram a ser acelerados pela Esag Ventures, aceleradora de ideias de negócios da Udesc Esag. Nessa fase, também conquistaram mais três sócios, Pedro Soares, Igor da Luz e Tiago Hansen. Enquanto não tem a plataforma testada para oferecer os serviços aos consumidores finais, a Partnr fornece serviço de dados para duas empresas, a Cedro e a Quantzed.

– O mercado B2B (para empresas) já é bem atendido no Brasil, inclusive por empresas de fora. O nosso objetivo sempre foi impactar a vida das pessoas. Chegar na ponta final e ajudar aquele investidor pequeno, trazer mais gente para a bolsa. A gente via que a bolsa não era acessível. E o nosso propósito é tornar a bolsa mais acessível porque a gente entende que se um país tiver um mercado de capital mais desenvolvido, vai se desenvolver também – explica Gabriel Amarante.

Além disso, os sócios da Partnr estão confiantes de que a plataforma Drops da Bolsa vai despertar o interesse de milhares de pessoas, que vão comprar os serviços por preço acessível e isso vai impulsionar a startup. Os potenciais clientes atraídos para o estande da fintech no Startup Summit, evento realizado nos dias 4 e 5 deste mês, em Florianópolis, colaboram para os testes da nova plataforma para pessoas físicas.

Além do apoio da Udesc, a Partnr foi selecionada ano passado para o Startup SC, um dos principais programas desse segmento no Brasil. Também recebeu um aporte de investidor-anjo catarinense no ano passado.

Continua depois da publicidade

Agora é bom investir na bolsa

Como a Partnr ajuda as pessoas a entrar na bolsa, é imprescindível perguntar se este é um bom momento para investir no mercado acionário porque a taxa Selic está nas alturas, em 13,25% ao ano.

– Agora é o momento, de fato, para entrar na bolsa. Tem muita ação muito barata por essa escalada da taxa de juros. Todo mundo de mercado está falando que a escalada da taxa de juros vai parar agora, até porque já subiu bastante. O Brasil conseguiu elevar os juros antes de outros países. Agora é hora de o ciclo reverter. E o mercado vai ficar mais atrativo para bolsa – explica o CEO da Partnr.

Segundo ele, agora pode ser o momento de ir migrando aos poucos da renda fixa para a renda variável. É possível encontrar grandes oportunidades na bolsa.