A SaveLives, startup de Florianópolis fundada pelos jovens Rafael Oki (D) e Marcos Matos, que se propõe a colaborar com o equilíbrio dos estoques de sangue em hemocentros, foi selecionada pelo programa de aceleração Inovativa Brasil 2018, em São Paulo, numa disputa que teve a participação de 1.200 startups do país. Também recebeu dois prêmios de destaque, nas categorias Saúde e Impacto Socioambiental. Além disso, foi selecionada para ser incubada na Eretz.bio, a incubadora do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, referência em inovação na área de saúde.
Com o uso de Data Science, a empresa foca o fim da falta de hemoderivados de sangue e no desperdício do mesmo. O desafio da SaveLivez, com o uso de inteligência artificial e métodos estatísticos, é fazer previsão da demanda de bolsas de sangue. Com essa informação, é possível acionar doadores sob demanda, com base no tipo sanguíneo, explicam o CEO Rafael Oki e o sócio Marcos Matos.
Continua depois da publicidade
Moda SC na Globo
A estudante do curso de Moda do Senai-SC de Brusque, Eliana Baron, vencedora do 6º Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva, está hoje no programa Encontro, de Fátima Bernardes, na rede Globo. A futura estilista cria tendência feminina.
Economia na Serra
O Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Municipal de Lages (Pedem), deseja elaborar um plano de desenvolvimento para tornar a cidade referência em alguns setores econômicos. Para encontrar esse rumo inovador, o comitê convidou a empresa Glóbulo, de Florianópolis, que atua há 13 anos no reposicionamento de marcas no Brasil e exterior. O trabalho será realizado durante quatro meses, no ano que vem.
Continua depois da publicidade