Especializada em serviços virtuais para centrais de negócios, organizações que fazem compras coletivas, a empresa Área Central, de Rio do Sul, alcançou crescimento de 900 vezes em 10 anos, a partir do primeiro ano de atividade. No período, a startup também somou negócios que chegaram a R$ 320 bilhões para mais de 20 setores da economia, entre os quais supermercados, construção civil e moveleiro. O próximo passa será a prestação de serviços ao setor de franquias, adianta o CEO Jonatan da Costa.

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Segundo ele, o diferencial da Área Central foi entrar no mercado com uma tecnologia pioneira que indicava as melhores oportunidades de negociações para as centrais de negócios – compras coletivas – e seus fornecedores. Isso abriu portas para a empresa que avançou nos diversos setores econômicos e hoje atua na gestão de 212 redes associativas.

Fundada em primeiro de setembro de 2012, a startup cresceu 160% nos três últimos anos – de 2020 a 2022 – no número de empresas impactadas, o que a coloca no grupo das scale-ups.

As redes associativas atendidas hoje pela Área Central reúnem mais de 15 mil empresas e ela conta com mais de 30 mil clientes ativos na plataforma de gestão. Compras coletivas são realizadas com foco nos melhores preços visando redução de custos.

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De acordo com Jonatan Costa, o fato de criar a primeira solução de tecnologia para centrais de negócios abriu portas. Por isso, a empresa conseguiu avançar e hoje conta com uma cobertura de 70% no segmento de redes associativas.

O novo plano de expansão da empresa, que se apresenta ao mercado com a sigla “ac”, é atuar no setor de franquias. Vai usar conhecimento e tecnologia para ajudar franquias a fazer boas compras, com redução de custos. A gestão da startup também abrange sindicatos patronais e farmácias magistrais, que buscam redução de custos.